Main Menu

Projeto piloto em Itaperuna vai ampliar sistema de prevenção a desastres naturais

 
 

Projeto piloto em Itaperuna vai ampliar sistema de prevenção a desastres naturais

Resultado de um acordo de cooperação entre Brasil e Itália, foi lançado na segunda-feira (11/03), na sede do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Projeto Flash, sistema de previsão e prevenção de riscos a inundações e escorregamentos. Abrangendo inicialmente o município de Itaperuna, no Noroeste fluminense, o projeto piloto vai adaptar a tecnologia às características locais, ampliando a capacidade de previsão e de prevenção dos sistemas de alerta já existentes no Estado.

A solenidade teve a presença do ministro de Meio Ambiente e da Tutela do Território e do Mar da Itália, Conrado Clini. A presidente do Inea, Marilene Ramos, ressaltou a importância da cooperação com o governo italiano, e da participação do Fórum das Américas, numa parceria que abrange outros órgãos, como o Departamento de Recursos Minerais (DRM), e as universidades do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

– Esta parceria é fundamental para que nossos sistemas de alerta forneçam dados com mais antecedência e precisão, o que é essencial para evitar os danos causados pelos desastres naturais a que o Estado do Rio está sujeito – afirmou a presidente do Inea.

O subsecretário executivo da Secretaria Estadual do Ambiente, Luiz Firmino Martins Pereira, que representou o secretário do Ambiente, Carlos Minc, destacou que o governo estadual vem trabalhando na implantação de sistemas de alerta e na realização de obras preventivas, como as de controle de inundações, que abrangem várias regiões, incluindo a Noroeste. Além disso, há um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que visa a estimular os municípios a utilizarem os mapeamentos de risco de deslizamentos e inundações elaborados pelo Estado como meio de prevenção.

– As mudanças climáticas são um fato e, como resultado, eventos extremos serão mais frequentes. Temos de aprender a nos adaptar a essas mudanças e, principalmente, desenvolver nossos sistemas de previsão e prevenção para evitar os danos provocados por esses desastres, principalmente, a perda de vidas – disse Firmino.

O ministro Conrado Clini ressaltou que o Projeto Flash utiliza a experiência italiana na previsão e prevenção de desastres naturais, ou eventos climáticos extremos. Conforme ressaltou, durante a Rio+20 foi discutido um plano de trabalho conjunto visando ao atendimento às áreas mais vulneráveis a eventos extremos, e que a parceria será importante para tornar o território fluminense mais seguro.

– Trata-se de uma oportunidade de trabalharmos juntos para tornar o planeta mais seguro diante das mudanças climáticas – afirmou.

O Projeto Flash utiliza modelos matemáticos avançados de previsão a partir de dados de satélites. As informações geradas deverão ser integradas às já utilizadas pelo Sistema de Alerta de Cheias do Inea. O projeto prevê a adoção de uma estrutura de previsão, alarme e resposta rápida em caso de deslizamentos e inundações de modo a auxiliar a Defesa Civil, e alertar mais rapidamente a população, através dos meios de comunicação e internet.

O prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, município que receberá o projeto piloto, também participou da solenidade.

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social









Comments are Closed