Juíza defere liminar para garantir o acesso de usuários às barcas nesta terça-feira (02/04) em Niterói
|
|
A juíza Simone Gastesi Chevrand, da 25ª Vara Cível da Capital, deferiu liminar a fim de impedir que Rafael Costa, presidente do Movimento “Sou Niterói”, promova qualquer ato que ameace ou limite o direito de ir e vir de usuários e funcionários da Barcas S/A. A decisão também proíbe qualquer depredação do patrimônio da concessionária de serviço público. A ação foi proposta pela empresa diante da notícia de manifestação que será realizada nesta terça-feira (02/04), quando entrará em vigor nova tarifa das barcas.
A juíza afirmou que na ação possessória ajuizada pela Barcas S/A não se discutirá a legitimidade do aumento da tarifa, tampouco a qualidade dos serviços. Ela lembrou que o assunto vem sendo debatido em sede política. A juíza considerou que o horário marcado para a manifestação, às 17h, na estação de Niterói, e às 18h, na estação das barcas do Rio, causará transtornos e tumultos.
Para a magistrada, os horários são de enorme fluxo de pessoas que retornam de atividades normais laborativas ou outras, do Rio de Janeiro para a cidade de Niterói, e vice versa. “Os horários são, decerto, alguns dos que apresentam maiores fluxos de pessoas ao longo do dia”, acrescentou.
A juíza disse também que a liberdade de expressão é grande conquista de nosso país e que não duvida do intuito do réu de realizar uma manifestação livre e pacífica. “Ocorre, porém, que as circunstâncias acima elencadas, aliadas pelo que sabe pela regra da experiência, indicam cenário de provável ocorrência de excessos e infração a tal desiderato. Afinal, grande reunião de pessoas voltadas para exercer manifestação contrária ao aumento da tarifa, no meio de multidão de usuários, consiste em fórmula praticamente exata para a ocorrência de transtornos, seja quanto aos envolvidos, seja quanto à própria população de transeuntes”, destacou.
O descumprimento da liminar acarretará a incidência de multa cominatória única de R$ 5 milhões, além de configuração de outras infrações a serem oportunamente apuradas. Ofícios foram expedidos às autoridades policiais, Bombeiro Militar, Polícia Militar e Civil, a fim de que disponibilizem contingente suficiente para assegurar o cumprimento decisão em ambas as estações, situadas no Rio de Janeiro (Praça XV de Novembro) e em Niterói (estação Araribóia).
(*) Com informações do TJRJ
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed