Main Menu

Grupos de manifestantes marcam protestos na visita do papa ao Brasil

 
 

Grupos de manifestantes marcam protestos na visita do papa ao Brasil

Uma manifestação próxima ao Palácio Guanabara foi marcada para esta segunda-feira (22/07). Vários grupos articulados através das redes sociais convocaram manifestações durante a visita do papa Francisco ao Rio de Janeiro. Neste dia da chegada à cidade, o grupo Anonymous Rio, que conta com 153 mil seguidores no Facebook, próximo a sede do governo estadual, onde a presidente Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes receberão o pontífice. Outro grupo, que se organiza pelo Twitter com o nome “@ogiganteacordou” também convocou uma manifestação para hoje no palácio. Além disso, estão previstas manifestações para a próxima quinta-feira no complexo de favelas de Manguinhos antes da visita do papa a uma de suas comunidades.

Com o lema “Papa, olhe como somos tratados”, outra mobilização foi convocada para sexta-feira, na estação Arcoverde do metrô em Copacabana, pouco antes da Via-Sacra presidida pelo Papa. São esperadas 1,5 milhões de pessoas no bairro para assistir a Via-Sacra.

No sábado, será realizada a “Marcha das Vadias” em Copacabana, que faz parte de um movimento que se estendeu por todo o mundo a partir de uma manifestação em Toronto em 2011. A marcha reúne principalmente mulheres vestidas com roupas íntimas e até de topless para protestar contra o machismo e contra a ideia de que as mulheres que se vestem de forma ousada são responsáveis se forem estupradas. A “Marcha das Vadias” não vai coincidir com atos religiosos, já que nesse dia o Pontífice não realizará eventos em Copacabana.

Papa Francisco no Brasil

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

(*) Com informações do Terra e Agências

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social









Comments are Closed