Multidão faz protesto contra visita do papa ao Rio de Janeiro
|
|
Uma multidão protesta contra a visita do Papa e vai em direção ao Palácio Guanabara. Uma barreira de grades e dezenas de policiais está montada na Rua Pinheiro Machado, esquina com Álvaro Chaves, para impedir a passagem dos manifestantes. Barreira de policiais fazem cordão de isolamento na Rua Pereira Machado, na esquina com a Rua Álvaro Chaves, em Laranjeiras. Blindado do Batalhão de Choque da PM e o caminhão de jato d’água estão posicionados, para conter algum possível tumulto que possa ocorrer nas proximidades do Palácio Guanabara.
Manifestantes queimaram um boneco do governador Sergio Cabral, na Rua Pinheiro Machado, onde fica o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. O registro é de Gabriel Barreira.
Próximo ao Palácio Guanabara, PMs fazem uma barreira para impedir a aproximação de manifestantes que seguem para o local, onde acontece o encontro entre o Papa Francisco, a presidente Dilma Rousseff e demais autoridades.
![Manifestantes e polícia entram em confronto em frente ao Palácio Guanabara Manifestantes e polícia entram em confronto em frente ao Palácio Guanabara](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2013/07/Manifestação-contra-o-papa-01-300x195.jpg)
No primeiro dia da visita do papa Francisco ao Brasil, manifestantes tomaram a frente da Igreja Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado, na zona sul. O grupo tomou conta das escadarias da igreja, que momentos antes estavam ocupadas por peregrinos da Jornada Mundial da Juventude. Com cartazes como do “Papa eu abro mão, quero mais dinheiro para saúde e educação”, os manifestantes protestam contra gastos públicos com a vinda do papa ao país.
Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar (PM) usaram bomba de gás lacrimogêneo para dispensar os manifestantes que estavam concentrados em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, no bairro de Laranjeiras, onde momentos antes ocorreu a cerimônia de boas-vindas ao papa Francisco, com a presença da presidenta Dilma Rousseff.
Os policiais reagiram a dois coquetéis molotov lançados por duas pessoas mascaradas infiltradas entre o grupo que participava do protesto pacificamente.
Com a ação da PM, grupos de manifestantes se espalharam pelas ruas próximas, principalmente pela Rua das Laranjeiras em direção ao Largo do Machado. Neste momento, os policiais ocupam as esquinas das vias próximas ao palácio para evitar que os ativistas voltem a se concentrar no local.
![Manifestantes e polícia entram em confronto em frente ao Palácio Guanabara Manifestantes e polícia entram em confronto em frente ao Palácio Guanabara](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2013/07/Manifestação-contra-o-papa-02-300x199.jpg)
No momento da ação, o papa Francisco e as demais autoridades já tinham deixado o Palácio Guanabara.
Os manifestantes que estavam em frente à sede do governo estadual era formados por pessoas ligadas ao movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais), estudantes, sindicalistas, ateus e agnósticos.
Eles carregavam faixas e cartazes contra os gastos públicos na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), e pediam investigações mais profundas contra o desaparecimento do pedreiro Amarildo Souza Lima, 47 anos, após ser confundido com um traficante e preso por militares da Unidade de Polícia Pacificadora da favela Rocinha, na zona sul, no último dia 14, onde sumiu após ter sido liberado.
Durante o protesto, um grupo de mascarados queimou um boneco com a frase “Fora Cabral”. Eles também impediram a passagem de dois carros da PM que foram obrigados a recuar. Dois ônibus com peregrinos da JMJ também foram impedidos de passar.
![Papa é recebido por Dilma com flores no Rio de Janeiro Papa é recebido por Dilma com flores no Rio de Janeiro](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2013/07/Papa-Francisco-I-03-300x199.jpg)
Chegou na tarde desta segunda-feira (22/07) o papa Francisco. Ele desembarcou na Base Aérea do Galeão, para sua primeira visita ao Brasil. Ele participará, a partir de amanhã, da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Francisco foi recebido pela presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente, Michel Temer. Também formaram a comitiva de recepção ao papa oito ministros de Estado, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Ao desembarcar, Francisco beijou na testa duas crianças que lhe recepcionaram com flores. Acompanhado da presidente, o papa cumprimentou todas as autoridades presidentes, inclusive do clero. Em seguida, Dilma e Francisco conversaram descontraidamente e ele cumprimentou pessoas que o aguardavam na Base Aérea do Galeão.
Após ser recepcionado no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) pela presidente da República, Dilma Rousseff, pelo governador do Estado, Sérgio Cabral, e pelo prefeito da capital, Eduardo Paes, entre outras autoridades, o papa Francisco deixou o terminal, que fica na Ilha do Governador (zona norte), em direção a seu primeiro tour pelo centro da capital fluminense.
Pelo menos 10 mil pessoas aguardam a chegada do papa Francisco dentro e fora da Catedral Metropolitanna, no centro do Rio de Janeiro, segundo estimativa da Guarda Municipal. Os fiéis começaram a chegar às 9h. Os peregrinos poderão ver o papa às 16h50, logo depois que ele chegar à capital fluminense. Em carro aberto, ele sairá da Catedral, na avenida República do Chile, e passará pela avenida Rio Branco, rua Araújo Porto Alegre, avenida Graça Aranha, avenida Nilo Peçanha e novamente avenida Rio Branco, até chegar ao Theatro Municipal.
Além de peregrinos do Brasil, estão no local grupos com bandeiras da Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai, Colômbia, Estados Unidos, Canadá, México e Moçambique. Por volta das 14h, grupos de fiéis já se colocavam atrás das grades colocadas na avenida República do Chile, na esperança de ver o papa de perto.
(*) Com informações da Agência Brasil, Uol e Terra
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Carro-do-36º-Batalhão-400x200.jpg)
36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Acidente-com-feridos-na-BR-356-400x200.jpg)
Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed