Main Menu

Primeira Igreja Batista em Natividade completa 100 anos

 
 

Primeira Igreja Batista em Natividade completa 100 anos

Cem anos de adoração, ministração da palavra de Deus e compromisso com a obra do Senhor. No último final de semana, foi celebrado o centenário da Primeira Igreja Batista em Natividade. Para as comemorações, aconteceu uma série de conferências nos dias 27 e 28 de julho que teve como preletor o pastor da Primeira Igreja Batista de Bom Jesus do Itabapoana, Isaac Ferreira Pimentel, e a participação do Grupo Milagres, da Terceira Igreja Batista em Itaperuna.

Vários membros, amigos e visitantes em geral estiveram participando do culto de gratidão pelo centenário que também contou com as presenças dos pastores Levi Louredo (Igreja Batista Aeroporto em Itaperuna), Paulo Mafra (Igreja Batista da Mata da Praia em Vitória), Pastor Ronaldo Ferreira e Éliton Silva (Segunda Igreja Batista em Natividade)e Josilmaldo de Souza(Igreja Batista Morada do Engenho), Pastor Silvanildo e Pastor Adenir Rodrigues(Congregação da Igreja Batista Ebenézer em Varre-Sai).

Entre os participantes do evento estava o médico Oscar Ribeiro, 92 anos, que foi membro até os 17 anos da Primeira Igreja Batista em Natividade, quando se mudou do município. Hoje, membro da Igreja Batista do Méier, no Rio de Janeiro, ele falou da satisfação em estar participando do centenário da igreja.

“Estou muito entusiasmado e satisfeito em estar aqui. Tenho muitas lembranças boas sobre a igreja, da escola bíblica dominical, escola bíblica de férias, também preguei em Bananeiras e na Bela Vista e fiz muitos amigos aqui”, se recorda.

Aos 98 anos, outra membro antiga da Primeira Igreja Batista em Natividade, Jovina Terra do Valle, falou da alegria em ver a igreja completar 100 anos.

“Nasci no evangelho e estou muito feliz, é uma satisfação muito grande ver a igreja completar 100 anos. Vivi esse anos trabalhando no rol das crianças, aprendi muita coisa aqui. Não tínhamos muito estudo, mas tínhamos amor e fé em Deus”, disse.

No primeiro dia de evento, o preletor Isaac Pimentel pregou sobre “O que a igreja precisa para existir?”, onde ele explicou que para uma igreja existir é necessário identidade, determinação e responsabilidade pessoal. Já no domingo pela manhã, o tema foi “Como vencer a corrida da fé?”, quando o preletor citou que para vencer a corrida da fé é preciso aprender com aqueles que correram no passado, afastar do pecado, perseverar e manter o foco em Jesus e no culto de domingo à noite a mensagem foi “Como podemos abençoar o mundo?”, onde o pastor destacou que podemos abençoar o mundo experimentando do pão da vida, indo em direção ao mundo e proclamando a solução para o mundo que é Jesus.

“É realmente uma data significativa pelo papel da igreja que faz toda a diferença na comunidade. Ela construiu uma história que com certeza marcou a história do município e da comunidade, uma vez que a missão da igreja é transformar vidas através da mensagem do evangelho de Jesus”, ressaltou o pastor Isaac Pimentel.

Durante todo o mês de julho, aconteceram intercâmbios aos finais de semana com as igrejas co-irmãs do município. Estiveram pregando no templo da Igreja Batista em Natividade os pastores: Ronaldo Ferrreira e Éliton Silva(Segunda Igreja Batista em Natividade), Leopoldo Delgado do Vale (Igreja Batista Ebenézer) e Josimaldo de Souza (Igreja Batista Morada do Engenho).

O pastor interino da igreja, Josué Pereira Brum, destacou ao valor do centenário da Primeira Igreja Batista em Natividade.

“É um valor de transformação social e espiritual, não só para o município, mas para o Brasil e o mundo, uma vez que muitas famílias saíram desta igreja e levaram a semente do evangelho não somente para o estado do Rio, mas para o Brasil e o mundo. Expresso minha grande alegria de ser servo do Senhor e de sua Igreja Centenária neste tempo. A Deus seja honra, glória e domínio pelos séculos dos séculos”, concluiu o pastor Josué Pereira Brum.

História da Primeira Igreja Batista em Natividade – Tudo começou em 1913, em Morro Grande, localidade da zona rural de Natividade, quando a igreja foi organizada na residência do irmão Manoel da Cunha Novaes com 22 membros transferidos da então Igreja Batista Água Limpa, atual Igreja Batista de Tombos (MG). No mesmo dia, foram batizadas Amélia Rodrigues Zarro, Júlia Rosa Chagas e Astênia Rosa da Silva.

Na organização da igreja participaram do Conselho Deliberativo o missionário D.F.Crosland e o Pastor Antônio Rodrigues Maia. A primeira diretoria da igreja foi composta pelo presidente Pastor Antônio Rodrigues Maia, pelo secretário Júlio Ferreira Rodrigues e tesoureiro Manoel da Cunha Novaes.

Como forma de cumprir sua missão de proclamar o evangelho, ao longo desses anos, a Primeira Igreja Batista em Natividade procurou organizar outras igrejas na região. As igrejas organizadas pela Primeira Igreja Batista em Natividade são: Igreja Batista da Cavinha, em 22/08/1931; Igreja Batista Laje do Muriaé (zona rural), em 23/08/1931; Igreja Batista do Cigarro (zona rural), em 15/05/1940; Igreja Batista em Purilândia, em 06/01/1956; Igreja Batista em Porciúncula, em 01/09/1957; Igreja Batista Morada do Engenho, em 24/06/2000; Primeira Igreja Batista em Varre-Sai, em 07/02/2009.

Hoje, a Igreja possui uma Congregação ativa no bairro Balneário, em Natividade. Durante os cem anos da igreja, vinte e dois pastores lideraram o seu ministério, sendo dezoito titulares e quatro interinos.

(*) Com informações de Silaine Terra






Comments are Closed