Main Menu

Índios fazem manifestação no Palácio do Planalto por demarcação de terras

 
 

Índios fazem manifestação no Palácio do Planalto por demarcação de terras

Os índios que vieram do sul da Bahia e ocuparam, de forma pacífica, a área externa do Palácio do Planalto nesta terça-feira (13/08) conseguiram o compromisso do governo de ser recebidos pelo secretário nacional de Articulação Social, Paulo Maldos. Também ficou acertada uma reunião, até o fim da semana, com os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo; da Saúde, Alexandre Padilha, e da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Os índios também devem se reunir com representantes do Ministério da Educação e com a presidenta da Fundação Nacional do Índio (Funai), Maria Augusta Assirati.

Os cerca de 150 índios de 16 etnias chegaram da Bahia no último domingo (11) e ficam em Brasília até sexta-feira (16). As principais reivindicações são nas áreas de regularização fundiária, saúde indígena e projetos de sustentabilidade. Antes de chegar ao Palácio do Planalto, o grupo iniciou uma marcha pela Esplanada dos Ministérios, às 8h30, em direção à Praça dos Três Poderes, em protesto contra o Projeto de Lei Complementar 227 e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que tramitam no Congresso. Eles também pediam a demarcação de terras na Bahia.

A PEC 215, que deve ser discutida hoje na Câmara dos Deputados, transfere do Executivo para o Legislativo a competência de demarcar e homologar terras tradicionais, tanto para indígenas quanto para quilombolas, e cria áreas de proteção. “Nós estamos lutando pela demarcação de terras na Bahia e consequentemente no Brasil. [Somos contra] vários projetos de emenda à Constituição que restringem os direitos indígenas”, disse o presidente da Federação Indígena Pataxó e Tupinambá, cacique Aruan.

Em relação ao Projeto de Lei Complementar 227, que prevê a exploração de terras indígenas em caso de relevante interesse público da União, o cacique considera que “restringe os direitos indígenas e vai fazer mudanças contrárias à proteção desses povos”.

(*) Com informações da Agência Brasil

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social









Comments are Closed