Judô brasileiro ganha três medalhas de ouro no primeiro dia do GP de Almaty
|
|
Dos doze brasileiros que foram ao Cazaquistão, sete subiram aos tatames neste sábado (28/09). Com cinco medalhas conquistadas – sendo três ouros, uma prata e um bronze -, o Brasil termina o dia como líder do quadro geral de medalhas.
Logo no primeiro dia de competições o Brasil já emplacou três medalhas douradas: com Ketleyn Quadros (57kg), Alex Pombo (73kg) e Mariana Barros (63kg). Ketleyn (Minas Tênis Clube/MG) dominou a categoria. A medalhista olímpica de Pequim 2008 aplicou ippon nas duas primeiras lutas, contra a cazaque Anna Starchenko e a ucraniana Shushana Hevondian, após, em ambas, já estar vencendo por yuko. Na decisão, imobilizou a brasileira naturalizada israelense Camila Minakawa e garantiu a medalha de ouro. Na categoria até 73kg, Alex Pombo (Minas Tênis Clube/MG) começou com um combate duro ante o uzbeque Alisher Hudayberdiev, o qual venceu por um yuko. Na semifinal, bem como na decisão, não deu chances aos adversários Bekzat Manasbayev, do Uzbequistão, e Odbayar Ganbaatar, da Mongólia, vencendo ambos por ippon e garantindo mais um soar do hino nacional brasileiro.
O último ouro do dia veio na dobradinha da categoria 63kg. As Marianas Barros e Silva trilharam um caminho de vitórias na competição, o que fez com que as duas se encontrassem na decisão. Mariana Barros (Palmeiras/Mogi/SP) estreou passando pela cazaque Anara Zhumabayeva por ippon após já ter aplicado três yukos. Em seguida, sofreu um yuko, mas aplicou wazari e conseguiu a vitória ante a eslovena Nina Milosevic. Já Mariana Silva (Minas Tênis Clube/MG) fez sua primeira luta contra a quirguiz Meerim Momunova, onde aplicou um yuko e um wazari, antes de vencer por ippon. Na semifinal, novo ippon: agora sobre a cazaque Marian Urdabayeva. As brasileiras, então, se enfrentaram na decisão, como Mariana Barros vencendo por ippon e ficando com o ouro, enquanto Mariana Silva colocou a medalha de prata no peito.
A outra medalha do dia veio com Raquel Silva (52kg). A atleta do Instituto Reação/RJ debutou vencendo por ippon a ucraniana Mariia Buiok, mas na semifinal acabou sendo superada pela belga Ilse Heylen e, para conquistar a medalha de bronze, venceu por novo ippon a cazaque Olessya Kutsenko.
“A competição não é a mais forte tecnicamente, mas os atletas souberam lidar bem com o favoritismo e conquistaram as medalhas. Neste primeiro dia a sensação é de dever cumprido. Para amanhã, a expectativa é que consigamos algumas medalhas, também. Temos atletas fortes para lutar”, analisou o gestor de alto rendimento da CBJ, Ney Wilson.
Diego Santos (60kg, Sogipa/RS) estreou venceendo o russo Aram Grygorian, porém perdeu nas semifinais para o cazaque Yeldos Smetov por dois yukos e, na disputa pelo bronze, voltou a cair por yuko, dessa vez um para o também cazaque Rustam Ibrayev.
Leandro Cunha (66kg, ADPM São José/SP) não chegou às disputas de medalha. Em seu debute, o vice-campeão mundial de 2010 acabou sendo jogado por ippon pelo uzbeque Oybek Ashurov.
Neste domingo (29), será a vez das classes 70kg, 78kg, +78kg, 81kg, 90kg, 100kg e +100kg também a partir da uma hora e, às 8, disputam suas finais. Eduardo Bettoni assiste ao embate entre o ucraniano Vadym Synyavsky e o cazaque Aibol Aitbek para conhecer seu primeiro oponente. Também nas quartas de final, Nádia Merli e Bárbara Timo, ambas da categoria médio (70kg), podem se digladiar nas semifinais. Nádia encara a quirguiz Aizhanul Kadyrbekova ou Dilbar Umiraliyeva; já Bárbara pode enfrentar a russa Irina Sordiya ou a cazaque Perizat Zhakypbekova, em sua luta de estreia. Na categoria meio pesado, Rafael Buzacarini aguarda o confronto entre o tadjique Parviz Sobirov e o cazaque Adam Bogatyrev para saber quem é seu primeiro adversário.
E entre os pesados (+100kg), David Moura, cabeça-de-chave número um, assiste ao embate entre o uzbeque Dilmurod Makhmudov e o cazaque Saulet Abussalikhov para conhecer seu oponente número um.
(*) Com informações da CBJ
Clique Aqui e saiba mais do BBB13
Clique Aqui e saiba mais sobre Notícias da TV
Clique aqui e Veja Resumo de Novelas
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed