Main Menu

Dia Internacional do Idoso é comemorado em unidades da rede estadual de saúde

 
 

Dia Internacional do Idoso é comemorado em unidades da rede estadual de saúde

O Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta terça-feira (01/10), unidades da Secretaria de Estado de Saúde prestam homenagens aos vovôs e vovós. O Hospital Estadual Eduardo Rabello, referência no atendimento a pacientes da terceira idade, vai celebrar a data com atividade física e oficinas dedicadas à saúde do idoso. Já o Centro de Pesquisa do Envelhecimento (Cepe Pró-Idoso) promove na quarta-feira, dia 2 de outubro, o evento Uma visão atual dos dez anos do Estatuto do Idoso.

As atividades no Hospital Estadual Eduardo Rabelo (HEER) acontecem no Centro Dia e no Centro de Convivência da unidade, onde 220 idosos participam de atividades físicas e oficinas que acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Depois de café da manhã especial, os homenageados terão aulas de dança de salão. Em seguida, hora de tratar a saúde com alegria: os profissionais da unidade oferecem oficinas de enfermagem, serviço social, odontologia, psicologia, massoterapia, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. A festa continua após o almoço com a visita dos palhaços do projeto Plateias Hospitalares, uma parceria da SES com a ONG Doutores da Alegria. A tarde é encerrada com roda de samba.

— A família dos pacientes está convidada para a festa após o almoço. Aqui muitos familiares descobrem que o idoso tem alegria, sonhos e vontades como pessoa de qualquer outra idade. Esse encontro com o outro ajuda a reforçar os laços e a resgatar o respeito entre a família e a pessoa da terceira idade, evitando a depressão e o abandono do idoso — diz Edson Mendes Nunes, diretor geral do HEER.

Atendimento no HEER – O Hospital Estadual Eduardo Rabello, localizado em Campo Grande (Zona Oeste), tem 5% dos seus leitos ocupados por idosos abandonados pela família. O hospital também oferece atendimento ambulatorial para pacientes a partir dos 60 anos encaminhados por outras unidades de saúde – em agosto, foram realizadas 3.370 consultas.

Manual do Cuidador de Idosos – Para a data, o Centro de Pesquisa do Envelhecimento, gerenciado pelo Instituto Vital Brasil, faz uma reflexão sobre os 10 anos de criação do Estatuto do Idoso, instituído em 1º de outubro de 2003 para assegurar os direitos das pessoas acima de 60 anos.

— Com o estatuto, os idosos passaram a reivindicar mais os seus direitos e a sociedade passou a respeitá-los mais – diz Thelma Battaglia Rezende, diretora de Pesquisa do Cepe.

Durante o evento, será lançado o Manual do Cuidador, voltado para profissionais e demais pessoas dedicadas ao cuidado dos idosos. O encontro é gratuito, aberto aos profissionais de saúde e interessados, e acontece das 8h30 às 12h30, na Avenida Padre Leonel Franca, 248, Gávea. As inscrições podem ser feitas pelo www.vitalbrazil.rj.gov.br

Centro de Trauma do Idoso – O Centro Estadual de Trauma do Idoso (Ceti) é outra unidade estadual dedicada à saúde da terceira idade. Inaugurado em outubro de 2012, funciona no Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, especialmente voltado para o atendimento de pacientes acima de 60 anos com fraturas de fêmur proximal, o tipo mais comum entre pessoas nesta faixa etária. A unidade conta com 30 leitos de enfermaria, 5 de CTI, além de ambulâncias exclusivas para fazer a remoção rápida entre hospitais. Neste primeiro ano de funcionamento, foram realizadas 1.123 cirurgias e 1.721 consultas ambulatoriais.

(*) Com informações da SES/RJ

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social









Comments are Closed