Já está na Síria a equipe que vai inspecionar armas químicas
|
|
Uma equipe de inspeção de armas químicas chegou hoje (1º) à Síria, pela fronteira com o Líbano, para iniciar a avaliação do arsenal com vistas à sua destruição. Com 20 integrantes, a equipe seguirá para Damasco, a capital síria, onde iniciará a missão de inspeção, definida pela Resolução 2.118 do Conselho de Segurança da ONU, aprovada sexta-feira (27).
A Organização para a Interdição de Armas Químicas é responsável pela aplicação da resolução, que prevê a destruição do arsenal químico até junho de 2014.
A organização recebeu documentos do regime sírio com a lista das armas. Os peritos calculam que há 1.000 toneladas de gás sarin, gás de mostarda e outros produtos químicos proibidos em cerca de 45 locais.
A resolução é resultado de acordo firmado entre os Estados Unidos e a Rússia, negociado na sequência de um ataque com armas químicas, em 21 de agosto, nos arredores de Damasco, em que morreram centenas de pessoas. Nessa segunda-feira, outro grupo de inspetores da ONU concluiu a missão de investigar o uso de armas químicas.
Em relatório preliminar, divulgado após a primeira missão, os inspetores confirmaram a utilização de gás sarin no ataque de 21 de agosto.
(*) Com informações da Agência Brasil
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

Grandes personalidades nos deixaram em 2018
Billy Graham foi um dos que morreram no ano que se finda e deixou oRead More

Amanda Nunes nocauteia Cris Cyborg no UFC 232 e ganha mais um cinturão
Lutadora baiana se torna a primeira mulher a conquistar dois cinturões do UFC simultaneamente eRead More
Comments are Closed