Manifestantes incendeiam ônibus e atacam consulado americano com coquetel-molotov no Rio
|
|
O clima esquentou novamente na noite desta segunda-feira (07/10) no Rio de Janeiro. Milhares de pessoas (50 mil pessoas, segundo o sindicato, e 10 mil, de acordo com a PM) fizeram protesto pacífico, em apoio a professores em greve e contra o plano de cargos e salários aprovado. Na Cinelândia, vândalos iniciaram quebra-quebra e tentaram invadir a Câmara, dispersando os ativistas pacíficos. Um ônibus foi queimado e muitas bombas foram lançadas Manifestantes black blocs, que mais cedo participaram de um protesto em apoio à educação no Rio, incendiaram um ônibus na Avenida Rio Branco, depredaram mais dois, e jogaram dois coqueteis-molotov no consulado americano.
Passageiros que estavam em outros ônibus foram obrigados a descer para não serem atingidos pelo fogo. Manifestantes também jogaram pedras contra o consulado. Os policiais militares do Batalhão de Choque se posicionaram próximo ao consulado e começaram a dispersar os manifestantes com bombas de gás e de efeito moral.
Pontos de ônibus foram quebrados e o prédio do Consulado de Angola também foi depredado. Black blocks assumiram a direção de dois ônibus e colocaram os veículos de forma que bloqueassem a Avenida Rio Branco ao lado do monumento do Obelisco. Os bombeiros foram chamados e começaram a apagar as chamas do ônibus que foi incendiado. Neste momento incendiaram um segundo ônibus.

A Coordenadoria Militar da Câmara Municipal do Rio informou que, por volta das 20h desta segunda-feira (7), um grupo de 200 manifestantes, que participava da manifestação, tentou invadir o prédio. Eles também jogaram galões de gasolina pelas janelas e tentaram incendiar o prédio, além de pichar toda a parte externa do edifício.
Onze manifestantes foram detidos e levados para a 5ª DP (Mem de Sá). Um dos detidos era menor de idade. Eles foram revistados e liberados porque nada que pudesse configurar o flagrante foi encontrado com eles. De acordo com os advogados do Instituto do habeas corpus, um manifestante está detido na 12ª DP (Copacabana) e três estão detidos na 17ª DP (São Cristóvão).
(*) Com informações da Agência Brasil
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed