Feira agroecológica tem início em Itaperuna, no Noroeste Fluminense
|
|
Celebrando o Dia Mundial da Alimentação, nesta quarta-feira (16/10), a Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria de Agricultura, inaugurou a primeira feira agroecológica do Noroeste Fluminense, onde serão comercializados produtos do projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável). Cerca de trinta barracas serão montadas todas as quartas-feiras, das 6h às 12h, na Rua Buarque de Nazareth, no centro da cidade, para que os agricultores possam vender produtos que dispensam o uso de ações danosas ao meio ambiente e à saúde humana. Além de adquirir produtos mais baratos na feira, a população incentiva a produção local.
No começo da manhã, os agricultores se reúnem e decidem o preço dos alimentos para que todos possam vender igualmente. Verduras, legumes, frutas, pães, bolos, doces e derivados do leite estão sendo comercializados.
O secretário de Agricultura do município, Luiz Alberto Azevedo, falou da importância em inaugurar a feira no Dia Mundial da Alimentação: “É fundamental que nós tenhamos cuidado com a saúde e com a alimentação e estamos começando por Itaperuna, para projetar um futuro saudável”. Disse ainda que esta feira só está sendo possível através da organização dos produtores e do empenho do prefeito Alfredo Rodrigues – Alfredão em apoiar esta ação que alia saúde e geração de renda.
O prefeito de Itaperuna reafirmou as palavras do secretário. Ele também agradeceu a todos que se esforçaram para a concretização da feira e reforçou a importância da parceria com o Sebrae, instituição que incentiva e orienta o cultivo de alimentos saudáveis.
Na solenidade de abertura da feira, o secretário de Gabinete, Celso Nunes, aproveitou a oportunidade para esclarecer o compromisso que o governo tem com cada produtor rural. “Quero, aqui, transmitir as palavras do nosso prefeito e dizer que no período sazonal, iremos criar alternativas para que aconteça geração de renda para os agricultores”, falou o secretário ao explicar que a atual administração municipal assume responsabilidade em dar apoio quando a produção ficar comprometida no período da entressafra.
Representando o Sebrae, o técnico Maurício Apolônio, falou que este é o quarto ano em que o projeto Pais acontece em Itaperuna. Mauricio ressaltou ainda as dificuldades que este setor encontra, mas que está satisfeito com o andamento do programa no município, pois “os participantes acreditam e se empenham para fazer um ótimo trabalho”.
(*) Com informações do Departamento de Comunicação Prefeitura de Itaperuna
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

Sebrae leva cafés especiais do Rio à Semana Internacional do Café
Oito cafés produzidos no Noroeste Fluminense integraram a mostra. O Sebrae Rio montou um estandeRead More

Secretaria de Agricultura de Itaperuna, com apoio da FIPERJ e EMATER-RIO, finaliza a construção da unidade demonstrativa de piscicultura no município
Objetivo do projeto é incentivar os produtores na criação de tilápia A Secretaria Municipal deRead More
Comments are Closed