Main Menu

Mesmo com reforço na segurança, petroleiros prometem ato contra leilão do Campo de Libra

 
 

Mesmo com reforço na segurança, petroleiros prometem ato contra leilão do Campo de Libra

Com a adesão dos petroleiros do Campo de Pargo, sobe para 40 o número de plataformas em greve na Bacia de Campos, no Norte Fluminense. Dessas, 21 estão sendo operadas por equipes de contingência da Petrobras e duas não aderiram à greve, iniciada na quinta-feira (17/10), por tempo indeterminado.

De acordo com o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), João Antonio Moraes, a paralisação na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na Baixada Fluminense, também está com a troca de turno suspensa, mas o abastecimento de gasolina e diesel para os postos de combustíveis não está prejudicado, porque os dutos da refinaria distribuem os derivados de petróleo direto para os tanques das distribuidoras. O mesmo acontece com o gás distribuído pela Companhia de Gás (CEG), que também recebe o produto direto por dutos. O fornecimento para as residências está normal.

Moraes disse que o uso das tropas federais para garantir a realização do leilão do Campo de Libra, que será no Hotel Windsor Barra, na segunda-feira (21), não impedirá que os petroleiros façam um ato público contra a privatização do campo do pré-sal da Bacia de Santos. “Nós vamos participar do ato, com apoio dos movimentos sociais, mas o mais importante para nós é a manutenção da greve.”

Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 16,53%. A Petrobras oferece aumento de 6,09% (IPCA) no salário-base, além de 7,68% na Remuneração Mínima por Nível e Regime (RMNR), e um abono equivalente a uma remuneração ou R$ 4 mil, o que for maior.

A Petrobras informa que não dará opinião sobre os motivos da greve dos funcionários e mantém as informações da nota divulgada na quinta-feira. A empresa disse ter adotado medidas para garantir a normalidade das operações “de modo a não haver qualquer prejuízo às atividades da empresa e ao abastecimento do mercado, sendo mantidas as condições de segurança dos trabalhadores e das instalações da companhia”.

A segurança da região da Barra da Tijuca onde ocorrerá o leilão será feita pelo Exército, com reforço da Marinha, da Força Nacional e da Polícia Militar, a partir da madrugada de domingo (20), com patrulhamento ostensivo na faixa do litoral e nas vias do entorno do Hotel Windsor. A área de atuação das forças de segurança está delimitada pelas avenidas Lúcio Costa, Érico Verissímo, Armando Lombardi, Afonso Arinos de Melo Franco e o Canal de Marapendi.
O efetivo total empregado na operação terá cerca de 1.100 homens, entre militares e policiais federais e estaduais, policiais civis, guardas municipais e funcionários públicos. Em nota, o Comando Militar do Leste (CML) pede aos motoristas que evitem a região entre o domingo e a segunda-feira, por causa de retenções no tráfego nas vias próximas ao hotel.

Por determinação da Presidência da República, a prefeitura do Rio vai implantar um esquema especial de trânsito e de transporte na Barra da Tijuca. Em função de pontos de bloqueio estabelecidos pelo governo federal, haverá interdições de vias e alterações nos itinerários de ônibus. As mudanças começarão à 0h de segunda-feira (21) e vão durar até o fim do evento.

A Avenida Lúcio Costa será interditada no trecho entre as ruas John Kennedy e Deputado José da Rocha Ribas. As autoridades federais recomendam que os moradores devem levar um comprovante de residência e para circular pela área. Os ônibus que passam pela Avenida Lúcio Costa circularão pelas avenidas das Américas, Armando Lombardi e Ministro Ivan Lins.

Cinquenta agentes, entre guardas municipais e controladores da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), vão atuar na região orientando os motoristas. Quinze painéis móveis darão informações e orientações sobre as condições do tráfego. O Centro de Operações Rio (COR) vai monitorar a área do evento com câmeras e técnicos da CET-Rio implantarão ajustes na programação dos semáforos, sempre que necessário, com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.

(*) Com informações da Agência do Brasil

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social









Comments are Closed