Sobre espionagem norte-americana, França reafirma exigência de explicações
|
|
Nesta terça-feira (22/10) o chefe da diplomacia francesa, Laurent Fabius, reafirmou ao secretário de Estado norte-americano, John Kerry, a exigência de explicações sobre o programa de espionagem mundial dos serviços secretos dos Estados Unidos.
Durante reunião com Kerry, o chanceler francês renovou “a exigência de explicações sobre as práticas de espionagem inaceitáveis entre parceiros e que devem parar”, indicou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores francês, Romain Nadal, em comunicado.
O encontro estava previsto desde antes da publicação de notícias sobre o caso de espionagem e aconteceu na manhã de hoje, pouco antes de Kerry e Fabius partirem para Londres, onde ocorre uma reunião entre 11 países Amigos da Síria com representantes da oposição síria, para preparar a conferência internacional sobre a transição política naquele país.
Na segunda-feira à noite, Kerry indicou que os Estados Unidos iam dialogar com a França – um “velho aliado”, sobre o programa de espionagem mundial da Agência de Segurança Nacional (NSA, sigla em inglês) norte-americana. Depois que o jornal francês Le Monde divulgou que dezenas de milhões de dados telefônicos de cidadãos franceses foram interceptados pela NSA, houve protestos pelas ruas de Paris.
Questionada sobre a possibilidade de sanções francesas, a porta-voz do governo francês, Najat Vallaud-Belkacem, considerou ser necessário desenvolver um trabalho “a nível europeu para que o continente tenha meios de proteger os dados de seus cidadãos”.
Na segunda-feira (21), o Le Monde noticiou que, em apenas 30 dias, entre dezembro de 2012 e o início deste ano, foram interceptados 70,3 milhões de ligações originadas a partir da França. O jornal indicou que os principais alvos da NSA na França não se limitaram a suspeitos de atividades terroristas, e incluíam também empresários, políticos e funcionários públicos.
(*) Com informações da Agência Brasil
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

Grandes personalidades nos deixaram em 2018
Billy Graham foi um dos que morreram no ano que se finda e deixou oRead More

Amanda Nunes nocauteia Cris Cyborg no UFC 232 e ganha mais um cinturão
Lutadora baiana se torna a primeira mulher a conquistar dois cinturões do UFC simultaneamente eRead More
Comments are Closed