Professores da rede municipal do Rio de Janeiro decidem terminar a greve
|
|
Em assembleia realizada nesta sexta-feira (25/10), os profissionais da educação da rede municipal do Rio de Janeiro decidiram encerrar a greve iniciada no começo do mês de agosto. A votação foi apertada, sendo necessário fazer uma contagem de votos. A decisão pelo fim da greve teve 1.085 votos e a continuação recebeu 889. Também houve 14 abstenções.
A assembleia ocorreu no Clube Municipal, na Tijuca, zona norte do Rio e a discussão acalorada durou quase seis horas até a decisão, com muitas manifestações contrárias ao acordo firmado na terça-feira (22), em Brasília, no gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que prevê o arquivamento, sem punição, dos processos administrativos, inquéritos ou sindicâncias contra os servidores em greve.
No acordo, que teve a participação da diretoria do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), também ficou expresso o abono das faltas durante a greve atual e as anteriores. Após a fala do sindicato favorável ao fim da greve, parte do plenário da assembleia cantou “você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão”.
A greve chegou a ser suspensa em setembro, após acordo com a prefeitura, mas o governo apresentou e aprovou um plano de cargos que desagradou à categoria, o que fez com que a mobilização dos profissionais fosse retomada. De acordo com a coordenadora do Sepe, Gesa Corrêa, a greve foi encerrada, mas a mobilização continua.
“A categoria sinalizou, em toda a sua intervenção, que não vai sair da luta, no sentido de que ela rejeita o plano de Eduardo Paes e nós vamos continuar tentando abrir esse canal de negociação. A gente não aceita professor polivalente, a gente não aceita que a merendeira não seja chamada cozinheira, a gente não aceita percentual diferenciado na progressão por tempo de serviço e formação, um para professor outro para funcionário. Então a luta não acabou”, disse Gesa.
A categoria ainda está discutindo o calendário de reposição das aulas.
A Secretaria Municipal de Educação divulgou nota na noite de hoje em que informa ter recebido “com satisfação” a decisão da assembleia dos profissionais da educação de encerrar a greve nesta sexta-feira. Na nota, a secretaria ressalta que “todos os acordos firmados pela prefeitura com o sindicato serão cumpridos, como já vinha sendo feito desde o início das negociações”.
A secretaria agradece a todos os professores que acreditaram nos acordos firmados com a categoria e continuaram trabalhando apesar da greve e considera fundamental para o fim da greve a iniciativa do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, na intermediação das negociações entre a prefeitura e o Sepe.
Ainda segundo a nota, a secretaria esclarece que caberá à direção de cada unidade escolar dimensionar as ausências ocorridas e elaborar seu plano de reposição. “É importante ressaltar que uma parcela pequena das escolas ficou sem aulas. Para esses alunos, haverá reposição de aulas de duas formas: a partir do plano de reposição de cada escola e uma recuperação emergencial de aprendizagem por meio de intensificação do reforço escolar para os mais prejudicados, leitura e dever de casa com material especificamente preparado para essa reposição, além de aulas da Educopédia [plataforma da Secretaria Municipal de Educação de aulas digitais online] “, diz a nota.
A secretaria informa ainda que poderão ser utilizados, além do contraturno, a semana prevista para o período de recesso do mês de dezembro de 2013, os sábados e os dias em que não estejam previstas atividades regulares nas unidades escolares, horários vagos na grade escolar e também o mês de janeiro de 2014.
(*) Com informações da Agência Brasil
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed