STBNF comemora Reforma Protestante com lançamento do Livro “Cristandade Ocidental”
|
|
Em comemoração à Reforma Protestante nesta quinta-feira (31/10), o Seminário Teológico Batista do Noroeste Fluminense (STBNF) fará o lançamento do livro Cristandade Ocidental – Independente de “outros poderes” o Céu Domina de autoria do Pr. Ronaldo Viana que também atua como professor daquela instituição de Educação Teológica.
Numa linguagem simples o autor conseguiu selecionar os acontecimentos considerados mais importantes para explicar a evolução histórica da cristandade ocidental europeia medieval.
Nas páginas deste livro o autor aponta os possíveis fatores que levaram à mudança de mentalidade quanto a religiosidade e enfatiza que essas mudanças de mente promoveram transformações radicais no comportamento do homem cristão e, consequentemente, da sociedade europeia e mundial.
Com esta obra é possível entender que foi esse novo comportamento do homem medievo que promoveu o chamado período de transição para os tempos modernos e, automaticamente, os desdobramentos históricos subsequentes, dentre outros como a Reforma Protestante.
O livro traz o prefácio do Pr. Jonas Celestino Ribeiro que definiu obra como a demonstração de que Deus controla a História.
“Deus controla o tempo histórico e o espaço; historicamente, nada acontece simplesmente por acontecer, todos os acontecimentos ao longo da história da humanidade têm explícitos ou implícitos os prováveis interesses, propósitos de Deus, e nem todos entendemos”, destaca Ribeiro.
O lançamento do Livro acontecerá às 19h00, no Auditório e Centro de Treinamento Heitor Antonio da Silva, na sede do Seminário Teológico Batista do Noroeste Fluminense, em Itaperuna no Bairro Cidade Nova, na Rua Thomaz Teixeira dos Santos, 148.
Sobre a Reforma Protestante e seus 496 anos
Conforme bem destaca o Pr. Almir de Oliveira (Pastor da PIB em Cruzeiro do Oeste, PR), a Reforma Protestante dividiu a história o mundo em duas partes: O Antes e o Depois da Reforma! Temos agora na presente história a liberdade de Culto, a Autonomia das Religiões e Igrejas, a liberdade de expressão religiosa, antes sufocada e combatida de forma veemente. Devemos isso hoje, a homens de Deus do passado, muitos dos quais pagando com a própria vida a verdade que defendiam, ou seja, a pureza do Evangelho apresentado na Bíblia Sagrada.
A Reforma Protestante deu origem a formação das Denominações Confessionais de variadas ênfases doutrinárias. Porém, unificadas, na doutrina da Salvação mediante a fé em Jesus Cristo, tendo a autoridade da Bíblia como sua regra de fé e prática. A partir da Reforma o livre arbítrio se valoriza e as formas de expressão religiosa ganham força. É inegável a marca que a Reforma Protestante deixa na história do mundo!
Poderíamos mencionar muitos Reformadores e Pré-Reformadores. Todos foram importantes e indispensáveis. Com a sua vida e voz marcaram o seu tempo, sendo arautos da verdade que culminou no dia 31 de outubro de 1517, à 496 anos atrás, quando Martinho Lutero, um monge alemão, o personagem destacado da Reforma Protestante afixou na porta da Igreja de Wittemberg 95 teses em que expôs seus protestos com o objetivo de repensar e debater alguns pontos relacionados a fé, a Igreja, a doutrina e etc… Lutero apontava a necessidade de uma Reforma, ou seja, um debate com esse objetivo. No entanto sofreu severa perseguição. Mas, foi protegido pela providência de Deus que usou Príncipes da Alemanha para ajudá-lo dos constantes perigos de morte.
Martinho Lutero aos 20 anos de idade tornou-se professor na Universidade de Wittemberg onde ensinava sobre os livros da Bíblia, recebendo o grau de Doutor em Teologia. Experimentou um encontro real e marcante com Cristo ao estudar na Bíblia o livro de Romanos, onde descobriu o ensino da justificação pela fé, sem as obras da Lei. Esse ensino marcou a sua conversão, recebendo pela fé, o Senhor Jesus, como o seu Único
Salvador.
Junto a Martinho Lutero podemos ainda destacar outros Reformadores tais como: João Huss, Hubmaier, Erasmo, Calvino, Zwinglio, Guilherme Farrel e Melancton. Inclusive Melancton foi um grande aliado de Lutero. Esse jovem de apenas 21 anos, professor de Grego e Hebraico na Universidade de Wittemberg contribuiu em muito para o sucesso da Reforma Protestante. Podemos dizer que Melancton foi o Teólogo da Reforma e Lutero o Proclamador, o porta-voz que Deus usou para proclamar a verdade, à séculos abafada, reprimida e relegada ao esquecimento.
Em abril de 1521, Lutero precisou comparecer perante a Dieta de Worms, ou seja, uma assembléia geral, para defender os pontos que margeavam a Reforma Protestante. Na Dieta de Worms, Lutero com a Bíblia na mão corajosamente respondeu: “Não posso e não quero retratar coisa alguma, porque não é seguro para o cristão falar contra a sua consciência. Aqui estou. Não posso fazer de outro modo. Deus me ajude. Amém!” Deus preservou a vida de Lutero e ele continuou o seu trabalho pregando a verdade registrada na Bíblia, sendo pela mão de Deus um instrumento para o surgimento de uma Reforma que marcou a história da humanidade. Lutero à cinco séculos atrás levantou essa bandeira e hoje também nos juntamos a ele para continuar a proclamar: “Sola scriptura” (Só a Bíblia Sagrada), “Sola gratia” (Só a Graça de Jesus), “Soli Deo Glória” (Só a Deus Glória), Amém.
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed