Main Menu

Sebastian Vettel vence em Abu Dhabi e Ferrari erra com Massa

 
 

Vettel Abu Dhabi

Mais um passeio na pista! Foi o que Sebastian Vettel mostrou mais uma vez neste domingo (03/11) em Abu Dhabi nos Emirados Árabes. O alemão de 26 anos mira recordes históricos. O tetracampeão igualou marca do compatriota Michael Schumacher: 7 vitórias seguidas. Caso vença as duas próximas etapas (Estados Unidos e Brasil), Vettel se juntará ao ex-piloto Alberto Ascari como os maiores vencedores de etapas consecutivas. Nos anos de 1952 e 1953, Ascari venceu 9 vezes seguidas. Esta foi a 37 vitória de Vettel na carreira.

A etapa dos Emirados Árabes foi péssima para Kimi Raikkonen. O finlandês está em guerra com sua equipe, Lotus, por salário atrasado. Punido no treino classificatório devido à falha no carro, Raikkonen teve de largar em último.

Sua participação encerrou-se logo na primeira volta, após quebra da suspensão dianteira quebrada em batida com o carro de Charles Pig, da Caterham. Bem a seu estilo, Raikkonen ignorou o que ocorria na prova e foi embora do circuito com apenas 15 voltas completadas.

O comunicado de saída da Ferrari em 10 de setembro deixou Felipe Massa mais agressivo e descompromissado com o “trabalho de equipe” (entenda-se ajudar Fernando Alonso). Neste domingo, em Abu Dhabi, os dois travaram grande disputa no bloco intermediário. O brasileiro ficou grande parte da prova à frente do espanhol, mas foi ultrapassado a 10 voltas do fim, após trabalho mais rápido da Ferrari nos boxes para Alonso.

Alonso terminou em 5º lugar. Massa foi o 8º.

Não houve novidade em relação ao vencedor da prova. O tetracampeão Sebastian Vettel conquistou a sétima vitória seguida, com enorme vantagem sobre os demais. Mark Webber ficou em segundo, com Rosberg em terceiro e Grosjean em quarto. Confira a classificação completa da prova.

Com o título já decidido, a etapa nos Emirados Árabes acabou tendo como principal atrativo a disputa entre Massa e Alonso, que durou quase toda a prova.

Desde que anunciou que não defenderia mais a escuderia italiana no próximo ano, Massa disputou cinco GPs. E em quatro dos cinco treinos já como desempregado para 2014, o brasileiro foi superior a Alonso, um recorde particular de Massa.

Indagado no sábado sobre a superioridade de Massa em treinos, Alonso respondeu: “O que vale é a corrida”.

E neste domingo Alonso ampliou a vantagem sobre o companheiro nesta temporada: 11 a 6.

Massa foi superior nos treinos em relação ao primeiro piloto da escuderia. O brasileiro largou em sétimo; Alonso começou em 10º, ganhou duas voltas já nos primeiros metros, e iniciou pressão sobre o brasileiro.

Mesmo com o espanhol logo atrás, Massa em nenhum momento foi apertado por Alonso. Massa, aliás, fez boas ultrapassagens em Hulkenberg e Sutil.

Apesar da disputa interna, Massa e Alonso cumpriram estratégia de equipe. Diante de carros mais velozes, como Red Bull, Mercedes e Lotus, a Ferrari programou apenas uma parada para seus dois pilotos, usando ao máximo os pneus.

As marcas ruins da Ferrari nos treinos fortaleceram o plano de fazer menos pit stops. Mas o plano ferrarista não foi colocado em prática, e Alonso e Massa fizeram dois pit stops, mesmo número dos concorrentes.

Alonso ultrapassou Massa na volta 45, quando o espanhol voltou à pista após a parada, ganhando a sétima posição. A pequena vantagem do espanhol no boxe em relação a Massa (3 segundos de parada contra 3,8 segundos de Massa) pode ter ajudado Alonso.

Desde então, Alonso partiu para cima de Hamilton em busca da sexta posição, conseguindo êxito. O espanhol ainda teve tempo para terminar na quinta posição. Massa permaneceu em oitavo.

(*) Com informações do Uol e Agências

Clique Aqui e saiba mais sobre a Fórmula 1

Clique Aqui e saiba mais sobre a Libertadores

Clique Aqui e saiba mais de Esportes

Clique Aqui e saiba mais sobre o Campeonato Carioca

Clique Aqui e saiba mais sobre o Campeonato Paulista

Clique Aqui e saiba mais do UFC

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social









Comments are Closed