Fraudes na Prefeitura de São Paulo faz cair Secretário de Governo
|
|
O secretário municipal de Governo, Antônio Donato, deixou nesta terça-feira (12/11) o cargo após ser citado na investigação de um esquema de fraudes na prefeitura paulistana. Ele deverá agora reassumir o mandato de vereador, do qual estava licenciado. Em nota, Donato diz que, na Câmara Municipal, “poderá, com a mais ampla liberdade, se defender de denúncias infundadas atribuídas à quadrilha de servidores municipais que fraudava o ISS [Imposto Sobre Serviços]”.
Os servidores Luis Alexandre Cardoso de Magalhães, Eduardo Horle Barcellos, Ronilson Bezerra Rodrigues e Carlos Augusto di Lallo Leite do Amaral são acusados de cobrar propina de construtoras e incorporadoras para fraudar o recolhimento do ISS. Esse recolhimento é condição necessária para que a construtora ou incorporadora obtenha o Habite-se, que permite a liberação do empreendimento para ocupação. O Ministério Público (MP) estima que o esquema de fraudes possa ter causado até R$ 500 milhões de prejuízos aos cofres públicos.
Magalhães firmou um termo de delação premiada com o MP e está colaborando com as investigações para obter redução da pena. Representantes da empresa Brookfield confirmaram, segundo o MP, o pagamento de R$ 4 milhões em propina aos auditores. A companhia diz ter sido coagida pelos envolvidos. A prefeitura de São Paulo anunciou que vai convocar as 15 empresas citadas na investigação, para apresentar os documentos que comprovem o cálculo do pagamento do ISS nos últimos cinco anos.
Em uma interceptação telefônica, a ex-mulher de um dos acusados cita uma doação de campanha que teria sido feita em benefício de Donato. Reportagens veiculadas nos últimos dias dizem que o secretário indicou dois dos acusados para cargos na prefeitura, um deles, inclusive, para a sua própria equipe.
Donato atribuiu as denúncias a uma manobra dos envolvidos no esquema. “Ao identificar uma orquestração por parte dos servidores investigados para envolvê-lo de forma leviana e, assim, atrapalhar o curso das investigações, o secretário comunicou no final da manhã de hoje [12], ao prefeito Fernando Haddad, o pedido de afastamento imediato – inclusive para evitar o risco de a quadrilha tentar atingir o governo do PT na cidade de São Paulo e prejudicar o andamento das investigações”, diz o comunicado em que anuncia o afastamento.
(*) Com informações da Agência Brasil
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed