Cidades do Noroeste Fluminense entram em alerta por causa das chuvas
|
|
Nesta segunda-feira (02/12) as cidades do Noroeste do estado do Rio de Janeiro entraram em alerta por causa do aumento do volume das águas dos Rios Muriaé, Itabapoana, Carangola e Pomba. Com as fortes chuvas que caíram nas cabeceiras as águas dos Rios atingiram ruas das cidades banhadas por eles.
Em Itaperuna, as fortes chuvas que caem desde domingo (01) fez com que os ribeirões aumentasse consideravelmente o seu nível atingindo algumas casas. O Rio Muriaé, que corta a cidade, também teve o seu volume aumentado e atingiu o alerta amarelo, próximo à taxa de transbordo.
Em algumas ruas às margens do Muriaé algumas casas já estão sendo atingidas, forçando os moradores a deixar os imóveis por precaução.
O solo encharcado também leva preocupação aos moradores das partes altas da cidade, onde ocorre com frequência deslizamento de terra em época de chuva.
Em Laje do Muriaé o nível do Rio Muriaé subiu consideravelmente e às 18h30 media 4.67 aproximando rapidamente da taxa de transbordo. O fato levou o coordenador da Defesa Civil, José Roberto, a solicitar a abertura das comportas da Usina Hidrelétrica em Comendador Venâncio o que foi feito.
Em Santo Antônio de Pádua, o Rio Pomba, que também tem a sua cabeceira em Minas Gerais, aumentou o seu nível e algumas ruas, que se localizam em bairros mais baixos também foram atingidas.
Nuvens carregadas associadas ao ar abafado ganharam força no noroeste Fluminense neste final de tarde de segunda-feira (02). O radar meteorológico do Pico do Couto mostra núcleos de chuva forte na região entre São Fidélis, Cambuci, São José de Ubá, Italva e Itaperuna. Também há registro de muitos raios na região.
Cidades serranas do Rio entram em estágio de atenção por causa da chuva
A Defesa Civil de Teresópolis, na região serrana do Rio, encontra-se em estágio de atenção devido à previsão de pancadas de chuva e trovoadas no município nas próximas horas. De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), as cidades de Nova Friburgo, Petrópolis e Bom Jardim, também na região serrana, estão no mesmo estágio por causa da possibilidade de chuva.
Segundo o plantão da Defesa Civil de Teresópolis, nas últimas 24 horas, foram registradas quedas de barreira em São Pedro, Morro do Tiro e Ermitage, além do deslizamento de um muro em Agriões, sem feridos. Foi registrado um volume de chuva de 117,6 milímetros no bairro da Posse.
As sirenes do sistema de alerta foram acionadas na noite desse domingo (1º), em Três Córregos, às 21h45, e no Caxangá, às 18h55. Moradores dessas áreas foram encaminhados para pontos de apoio, e mais tarde voltaram para as casas.
A Defesa Civil faz o acompanhamento permanente da previsão do tempo, por meio de uma sala de monitoramento. Informes são repassados com regularidade aos voluntários dos núcleos comunitários que orientam a população em caso de chuva forte.
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed