Main Menu

Mais duas UPPs são entregues no Rio de Janeiro

 
 

Mais duas UPPs são entregues no Rio de Janeiro

O Governo do Estado inaugurou, nesta segunda-feira (02/12), duas novas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), no Complexo do Lins, na Zona Norte do Rio. Com um total de 480 policiais militares, as UPPs Lins e Camarista Méier irão patrulhar 18 comunidades, beneficiando mais de 25 mil moradores .

– Esta região sofreu um grande abandono. A comunidade do Lins cresceu sem nenhuma estrutura de Estado. O que está acontecendo hoje é o reencontro do Rio consigo mesmo. Tudo isso é um processo. Hoje há uma polícia diferente, mas com desafios diários. As UPPs desta região vão trazer aos moradores das comunidades e do entorno mais segurança, mais serenidade, mais tranquilidade para as mães, que poderão deixar seus filhos circular livremente. E é impressionante como nascem negócios nas áreas pacificadas e no entorno – afirmou o governador Sérgio Cabral durante o evento.

Pacificação somada a investimentos

O vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luis Fernando Pezão, informou que o Complexo do Lins receberá obras do Programa de Aceleração do Credenciamento (PAC).

– Aqui temos a grande perspectiva da marca do nosso governo, que é a parceria com o governo federal. O projeto executivo termina agora em meados de janeiro e nós vamos poder fazer uma obra discutindo com a comunidade, em uma situação de paz – disse Pezão.

O governador, também falando sobre o PAC, apontou na iniciativa mais uma oportunidade de integração.

– Vamos entrar com o PAC, será uma grande obra no Complexo do Lins. Peço a participação de vocês. Tudo será feito em conjunto com a prefeitura e outros parceiros. Aqui acontecerá uma integração total – afirmou o governador.

Compreensão e a confiança da população

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, falou da instalação das unidades e pediu o apoio da população e empenho dos policiais.

– Sabemos o que acontecia nestas áreas. Estamos fazendo aqui uma construção, e é a execução de uma promessa, de um trabalho, e isso não se faz de uma hora para a outra. Chegamos para ficar, o Estado agora é a maioria. Quero pedir à população que dê um voto de confiança mais uma vez, como sempre deu, e aos policiais, que tenham cada vez mais a compreensão e aproximem-se cada vez mais da população, para que as instituições policiais adquiram cada vez mais legitimidade – afirmou Beltrame.

O coordenador geral de Polícia Pacificadora, coronel Frederico Caldas, falou sobre o contingente e a instalação das unidades na área.

– Hoje iniciamos aqui com 480 policiais nos complexos do Lins e Camarista. Nossa expectativa é trazer para estas pessoas muita tranquilidade e paz. A estrutura que está sendo montada tem a divisão de 230 policiais no Camarista e 250 no Lins. Utilizamos policiais da UPP para vasculhar a área após a ocupação. Esta é a primeira experiência que tivemos em todo o processo de ocupação porque até então isso era feito pelo Choque e Bope – disse Caldas.

A sede da UPP Lins foi instalada na Rua Dona Francisca, 225. A unidade terá duas bases avançadas: uma na Cachoeirinha e outra no Encontro. Essa unidade atenderá as subcomunidades Bacia, Cotia, Amor, Barro Vermelho, Barro Preto, Vila Cabuçu, Dona Francisca, Encontro e Cachoeirinha.

– Pretendemos desenvolver nosso policiamento de proximidade para facilitar o diálogo com os moradores. Esperamos contar com o apoio da comunidade e que nossos policiais façam um trabalho baseado na confiança e no respeito. No Lins, vamos trabalhar com policiamento motorizado e a pé para facilitar a comunicação com as pessoas que residem na região – disse o capitão Marlow Rocha, comandante da UPP Lins.

Já a UPP Camarista terá sede na Rua Engenheiro Oscar Costa, 740, e terá três bases avançadas: Outeiro, Morro do Céu Azul e Cachoeira Grande. A unidade do Camarista Méier será responsável pelo policiamento das localidades Cachoeira Grande, Santa Terezinha, Nossa Senhora da Guia, Morro do Céu Azul, Pretos Forros, Ouro Preto e Outeiro.

– O terreno é bem vascularizado, há vielas, mas estamos preparados para atuar no policiamento a pé, principalmente. Teremos motopatrulhas, que conseguirão atingir toda a comunidade. Já conversamos com alguns moradores, lideranças comunitárias e todos estão ansiosos. Esperamos que a comunidade caminhe junto com a gente em direção à paz, colaborando, lado a lado com nossos policiais – afirmou o comandante da UPP Camarista, tenente Gustavo Matheus.

Moradores aguardam com expectativa positiva

A comerciante Regivalda dos Santos Dantas, de 43 anos, espera ampliar seus negócios quando serviços de crédito, como os financiamentos da AgeRio (Agência Estadual de Fomento), contemplarem os moradores da área.

– A UPP traz mais qualidade de vida e serviços. Quero comprar maquinário para ampliar as vendas na minha pastelaria – disse Reginalva.

Para o presidente da Associação de Moradores das Comunidades Camarista Méier, Oteiro e Ouro Preto, Ivanildo Severo, de 42 anos, o momento é importante.

– Hoje é a devolução do nosso direito de ir e vir,é o inicio da transformação social, da qualidade de vida, da cidadania. A pacificação é uma conquista social importante. Acima de tudo estão vindo projetos sociais – afirmou Ivanildo.

Morador da comunidade Camarista Méier há 25 anos, o aposentado Paulino Manuel Santana, de 83 anos, aplaudiu a instalação da UPP.

– É uma bênção. Não tínhamos sossego. Acho que é um novo caminho que estamos trilhando, uma nova vida que teremos aqui – disse Paulino.

Para Dívia da Silva Vale, 34, mãe de quatro filhos, a pacificação trará mais tranquilidade à infância de seus filhos.

– Sou dona de casa e há 15 anos moro aqui. Tenho filhos pequenos, estou satisfeita com esta ação do governo – afirmou Dívia.

Perfil dos Comandantes

UPP Lins – O capitão Marlow Rocha é formado em Direito pela Universidade Castelo Branco e está na Polícia Militar há 11 anos. Ele trabalhou no 8º BPM (Campos) e esteve por dois anos na Academia de Polícia Militar Dom João VI, em Sulacap, até assumir o comando da UPP Cidade de Deus onde permaneceu por dois anos. A vasta experiência no chamado policiamento de proximidade colocou o capitão Marlow à frente da UPP Batan, uma das pioneiras do processo de pacificação, onde esteve por um ano.

UPP Camarista Méier – O tenente Gustavo Matheus está na Polícia Militar há 7 anos. Iniciou sua trajetória como oficial no 31º BPM (Barra da Tijuca) e passou pela Coordenadora de Polícia Pacificadora (CPP). Em 2011, foi destacado para UPP Cidade de Deus, onde foi subcomandante por dois anos. O tenente Matheus também é um dos multiplicadores do Curso de Polícia Comunitária da Secretaria de Segurança.

(*) Com informações da Ascom/RJ

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social









Comments are Closed