Main Menu

SMS de Itaperuna promove ‘Capacitação de Vigilância Alimentar e Nutricional’

 
 

SMS de Itaperuna promove ‘Capacitação de Vigilância Alimentar e Nutricional’

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itaperuna, município localizado na região Noroeste Fluminense, promove durante toda a semana (02 a 06 de dezembro), “Capacitação de Vigilância Alimentar e Nutricional”. A capacitação acontece no auditório da própria Secretaria, sob a orientação do nutricionista Denilson da Cruz.

Cerca de 100 profissionais, dentre eles, agentes Comunitários de Saúde; enfermeiros; auxiliares e técnicos de enfermagem; participam da capacitação. “Nós dividimos as equipes em unidades com aproximadamente 20 profissionais por dia, a fim de individualizarmos o treinamento”, explica Denilson. Todas as equipes das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) estão participando da capacitação.

Durante a capacitação, os profissionais da Secretaria de Saúde passam a conhecer as minúcias do SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), que é um sistema de informação formulado para fornecer dados periódicos, sobre a situação alimentar e nutricional de uma população e seus fatores determinantes. Vale ressaltar que o SISVAN permite identificar indivíduos em situação de risco, garantindo atendimento diferenciado; planejar e avaliar intervenções; além de identificar tendências das condições de saúde e nutrição da população, alertando para situações de perigo.

O nutricionista Denilson da Cruz também abordou a necessidade de aprimorar o SISVAN. “É de suma necessidade, que consigamos sensibilizar os profissionais sobre a importância do SISVAN. Treinar de forma continuada os profissionais, para que executem uma rotina de vigilância nutricional. Garantir a implantação do sistema em todas as unidades de saúde. Criar estratégias para capacitação da população com dificuldade de acesso às unidades de saúde; dentre outros aprimoramentos”, destaca.

Ainda de acordo com o nutricionista, os profissionais da Secretaria tem assimilado muito bem a capacitação – prática e teórica – e estão se empenhando ao máximo durante os treinamentos. A dificuldade apresentada fica por conta da falta de alguns equipamentos dentro de unidades, no entanto, os gestores já providenciaram a compra desses equipamentos, que devem chegar brevemente, pois, os mesmos já foram licitados.

ALERTA AOS PAIS – Denilson da Cruz alertou aos pais que fiquem atentos ao peso de seus filhos. “Peço aos pais, principalmente às mães, que procurem a unidade de Estratégia de Saúde da Família mais próxima de sua residência. É preciso estar atento àquelas crianças com sobrepeso, que poderá se tornar um adulto obeso amanhã, com uma série de doenças”, ressalta. Os pais devem levar o Registro de Nascimento da criança e o Cartão Nacional do SUS. Os demais clientes devem apresentar somente o Cartão Nacional do SUS.

Secretaria de Saúde intensifica capacitação de profissionais

A Secretaria Municipal de Saúde tem buscado intensificar o treinamento de seus profissionais. Em novembro, por exemplo, aconteceu curso para capacitar enfermeiros, realizado no auditório de Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, das 8h às 16h, com encerramento no dia 21 de novembro. Os profissionais foram orientados pela enfermeira Itaeci Ruas, que no primeiro dia de curso realizou palestras, promoveu dinâmica de grupo e separou um momento específico para troca de experiências, onde os enfermeiros puderam tirar suas dúvidas. O curso de capacitação para enfermeiros também contou com a presença da enfermeira Sandra Helena, coordenadora do Programa Saúde da Mulher; além das presenças da enfermeira Fabiana Xavier e da médica Renata Gontijo, que puderam transmitir seus conhecimentos aos profissionais de enfermagem.

(*) Com informações do NICES/SMS

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social








Comments are Closed