Fluminense vence o Bahia, mas não consegue escapar do rebaixamento
|
|
O Fluminense foi rebaixado na tarde deste domingo (08/12) e disputará a série B do Campeonato Brasileiro pela segunda vez, com o terceiro rebaixamento no torneio nacional em sua história. Apesar de ter vencido o Bahia por 2 a 1, na Fonte Nova, a equipe das Laranjeiras dependia de outros resultados para se salvar e não contou com a sorte. O Coritiba, que tinha que perder para manter o Fluminense na série A, venceu o São Paulo por 1 a 0 e escapou da degola. Náutico e Ponte Preta e Vasco completam a lista dos último quatro colocados.
A queda também foi histórica. O time carioca tornou-se o primeiro campeão nacional a ser rebaixado na temporada seguinte ao título no Brasil. Assim como em 1998, quando jogou a série B, e em 1999, quando disputou a terceira divisão, o time carioca viverá novamente o drama da queda apesar de um elenco com nomes de peso, como Fred, Jean e Diego Cavalieri.
William Barbio abriu o placar no primeiro tempo, enquanto Wagner deixou tudo igual na segunda etapa e Samuel virou o placar nos minutos finais. De nada adiantou. Se em 2009, o Fluminense ‘derrotou’ a matemática e escapou de um descenso considerado certo, desta vez o final foi dramático para a torcida carioca, rebaixada enquanto o time ainda enfrentava o Bahia em campo.
O Fluminense demorou muito para entrar em campo e a partida começou com atraso de oito minutos. Dorival surpreendeu na escalação, apostando no jovem Kennedy, de 17 anos. Ele formou um trio ofensivo com Biro Biro e Rafael Sobis. O time carioca começou nervoso e Anderson Talisca assustou logo aos 5min, em chute de fora da área. Diego Cavalieri defendeu, deu rebote e evitou a segunda conclusão de Marquinhos.
Aos poucos, porém, o Fluminense foi se soltando e crescendo na partida. Aos 19min e aos 21min, Rafael Sobis, em chute de fora da área, e Kennedy, em cruzamento que foi cortado pela defesa rival, levaram perigo ao gol Bahia. Os resultados, porém, não ajudavam. A vitória parcial do Coritiba sobre o São Paulo afundava o time das Laranjeiras à série B.
Abalo logo cedo
Se os resultados não ajudavam, o Fluminense também não fazia sua parte. Apesar de pressionar por alguns minutos, o time carioca não conseguia levar perigo real. Para piorar, aos 42min, Marquinhos Gabriel fez bela jogada pela esquerda e cruzou rasteiro. William Barbio apareceu livre na área e concluiu de perna esquerda, sem chances para Diego Cavalieri.
O Bahia ainda perdeu o zagueiro Titi minutos após o gol, por conta de uma lesão muscular. Feijão entrou em seu lugar. Nos minutos finais, o Fluminense tentou cercar o adversário, que se encolheu, mas não conseguiu finalizar com perigo. Com um cenário totalmente desfavorável, o zagueiro Gum deixou o gramado demonstrando confiança e otimismo.
“A gente vai reverter, sabemos que está difícil, mas não podemos baixar a guarda jamais. Vamos buscar nosso gol para ter a possibilidade virar a partida. Teremos que nos expor, mas precisamos buscar a virada”, disse o defensor à Globo.
Flu reage
O Fluminense realizou uma mudança para a segunda etapa, com a saída do lateral Igor Julião para a entrada do atacante Samuel. Mais ofensivo, o time carioca melhorou na partida. Rafael Sobis chegou a driblar o goleiro aos 4min, mas na hora da conclusão para o gol vazio, pegou mal na bola e perdeu a chance. O camisa 23, porém, se redimiu seis minutos mais tarde. Após passar por dois marcadores, o atacante cruzou e Wagner apenas completou para o fundo das redes.
O gol do Fluminense fez com que o Bahia mudasse em campo. Marquinhos e William Barbio deram lugar a Diones e Wangler. O técnico Dorival Junior também respondeu com alterações. Kennedy saiu para a entrada do meia Robert, enquanto Rafinha entrou na vaga de Biro Biro.
Coritiba vence e sela rebaixamento
O time das Laranjeiras foi para cima com tudo e conseguiria um novo milagre, caso não dependesse de outras equipes. Aos 37min, Rafael Sobis cobrou a falta na primeira trave e Samuel desviou de cabeça, sem chance para Marcelo Lomba. O Coritiba, porém, confirmava a vitória contra o São Paulo e rebaixava o Fluminense, que ainda estava em campo.
No banco, jogadores já sabiam do resultado e mostraram o abatimento, que era repetido nas arquibancadas. Muitos torcedores choravam no estádio, enquanto na saída de campo, os jogadores falavam em reformulação para tentar a promoção em 2014.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 2 FLUMINENSE
Data: 08/12/2013 (domingo)
Local: Fonte Nova, Salvador (BA)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva e Rafael da Silva Alves
Cartões amarelos: Igor Julião, (FLU), Anderson Talisca (BAH)
Gols: Wiliam Barbio, 42min do primeiro tempo; Wagner, aos 10min e Samuel, aos 37min do segundo tempo
BAHIA: Marcelo Lombra, Fabricio Lusa, Demerson, Titi (Feijão), Raul, Fahel, Rafael Miranda, Anderson Talisca, Marquinhos (Diones), Fernandão, Wiliam Barbio.
Técnico: Cristóvão Borges
FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Igor Julião (Samuel), Gum, Leandro Euzébio, Wellington Silva, Edinho, Jean, Wagner, Biro Biro (Rafinha), Rafael Sobis, Kenedy (Robert)
Técnico: Dorival Júnior
(*) Com informações do Uol e Agências
Clique Aqui e saiba mais sobre a Fórmula 1
Clique Aqui e saiba mais sobre a Libertadores
Clique Aqui e saiba mais de Esportes
Clique Aqui e saiba mais sobre o Campeonato Carioca
Clique Aqui e saiba mais sobre o Campeonato Paulista
Clique Aqui e saiba mais do UFC
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed