Main Menu

Santos aplica goleada no Corinthians no primeiro clássico do Paulistão

 
 

Santos aplica goleada no Corinthians no primeiro clássico do Paulistão

Com Arouca inspirado, a equipe de Oswaldo de Oliveira teve uma atuação de gala, deu “olé” nos rivais e goleou por 5 a 1 na Vila Belmiro nesta quarta-feira (29/01), na Vila Belmiro. Santos e Corinthians chegaram ao primeiro clássico em patamar de igualdade, tendo desagrado quase que igualmente as suas torcidas até então. Os donos da casa mudaram isso com louvor em 90 minutos.

A vitória deixa o Santos com dez pontos, na liderança do Grupo C, considerado o mais difícil do Campeonato Paulista. O Corinthians, com a segunda derrota seguida, já está três pontos atrás do Botafogo-SP, líder da chave B.

A posição na tabela, porém, é o de menos para os comandados de Mano Menezes. O que preocupa o torcedor é a fragilidade do sistema defensivo e a má forma individual de alguns pilares do time, como Gil, Paulo André e Ralf. A facilidade oferecida ao ataque do Santos, a tônica da partida, abalou até uma partida razoável do ataque, que criou chances ao longo do jogo.

Para os santistas, fica a empolgação de uma bela atuação diante do maior rival. Nenhuma novidade para Oswaldo de Oliveira. Em 2005, na primeira passagem do treinador pela Vila, o primeiro clássico também foi contra o Corinthians, e a partida terminou 3 a 0 para o time praiano com uma das melhores atuações da carreira de Robinho, contra o time de Tevez.

Nesta quarta, não teve Robinho, mas o sucesso foi inegável. O Santos começou o jogo empolgado e se aproveitando do maior problema do Corinthians: seus buracos pelas laterais. Gabriel e Thiago Ribeiro exploraram Diego Macedo e Uendel municiados por Cícero, e encontraram Arouca como homem-surpresa dentro da área.

Sobrecarregados, Gil e Paulo André não conseguiram segurar os rivais. O placar foi mexido aos 12 minutos, quando Walter fez uma defesa impressionante em cabeçada à queima-roupa de Alan Santos. Na sobra, porém, Arouca arriscou de fora da área, contou com um desvio em Gil e viu a bola morrer no canto direito do gol corintiano.

Mano percebeu o problema na lateral, mudou o posicionamento defensivo da equipe e viu seus comandados reagirem. A mudança seguinte no placar, porém, foi santista novamente. Aos 22 minutos, Arouca fez nova jogada nas costas de Diego Macedo e viu Gabriel livre, em uma falha de marcação de Ralf. Sozinho, o jovem atacante cabeceou e abriu 2 a 0.

A reação do Corinthians, desta vez, foi imediata. Um minuto depois, uma jogada trabalhada do Corinthians terminou com um belo chute de Guilherme, de fora da área, que recolocou a equipe da capital na partida.

Daí até o fim do primeiro tempo, a arbitragem foi o principal tema da partida. Guerrero, às turras com os zagueiros santistas, reclamou de um suposto pênalti de Gustavo Henrique quando estava de frente para Aranha e caiu após a chegada da marcação por trás. Do outro lado, Cicinho foi a “vítima”, após uma dividida de ombro com Ralf em que o lateral santista levou a pior.

O intervalo não reduziu o ritmo do jogo, frenético. O Santos de Arouca, cada vez mais dono do meio-campo, ampliou logo aos 2 minutos, em jogada que começou nos pés do volante, passou por Bruno Peres e encontrou Thiago Ribeiro do outro lado da grande área, depois de uma furada estranha de Uendel na marcação.

A desvantagem fez Mano agir com mais dureza. Douglas e Emerson, que estavam no banco, substituíram Rodriguinho e Danilo, respectivamente. Na primeira chance que teve, o Sheik encontrou Guerrero livre, e o peruano exigiu uma bela defesa de Aranha em uma cabeçada. E foi só.

O Santos, no contra-ataque, voltou a se aproveitar do mau começo de ano da zaga do Corinthians. Aos 18 minutos, Geuvânio deu um drible da vaca em Ralf, foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para trás. Completamente livre, Bruno Peres tocou no canto de Walter.

Com uma goleada diante de si, o Corinthians perdeu a calma. Emerson e, principalmente, Guerrero se desentenderam com seus marcadores e despertaram a torcida na Vila, que começou a gritar “olé”.

Extenuado, o Corinthians passou a assistir. Aos 32 minutos, o Santos, de novo com Arouca, encontrou o gol pela quinta vez, com Thiago Ribeiro passando fácil por Guilherme e batendo na saída de Walter e fechando o marcador.

Na próxima rodada, o Santos recebe o Botafogo-SP na Vila Belmiro. Já o Corinthians vai a Campinas encarar a Ponte Preta.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 5 X 1 CORINTHIANS

Data: 29/01/2014
Local: Vila Belmiro, em Santos
Árbitro: Paulo Cesar de Oliveira
Assistentes: Émerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse
Cartões amarelos: Leandrinho (Santos), Emerson e Paolo Guerrero (Corinthians)
Gols: Arouca, aos 12min, Gabriel, aos 21min, e Guilherme, aos 23min do primeiro tempo; Thiago Ribeiro, aos 2min e aos 32min, e Bruno Peres, aos 18min do segundo tempo

SANTOS: Aranha; Cicinho, Gustavo Henrique, Jubal e Mena (Bruno Peres); Alan Santos (Leandrinho), Arouca e Cícero; Thiago Ribeiro. Geovânio e Gabriel (Stefano Yuri) – Técnico: Oswaldo de Oliveira

CORINTHIANS: Walter, Diego Macedo, Gil, Paulo André e Uendel; Ralf, Guilherme, Rodriguinho (Douglas) e Danilo (Emerson Sheik); Romarinho e Guerrero (Alexandre Pato) – Técnico: Mano Menezes

(*) Com informações do Uol e Agências

Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook

Clique Aqui e saiba mais sobre a Fórmula 1

Clique Aqui e saiba mais sobre a Fórmula 1

Clique Aqui e saiba mais sobre a Libertadores

Clique Aqui e saiba mais de Esportes

Clique Aqui e saiba mais sobre o Campeonato Carioca

Clique Aqui e saiba mais sobre o Campeonato Paulista

Clique Aqui e saiba mais do UFC

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social








Comments are Closed