Sangue doado pelo “Rolezinho” ao Hemorio vai permitir que 1.175 vidas sejam salvas
|
|
Na carona dos rolezinhos, um grupo jovens do Rio de Janeiro resolveu criar no Facebook, um movimento para convocar pessoas dispostas a doar sangue. A mobilização foi responsável por levar mais de 600 pessoas, num sábado de sol no Rio de Janeiro, ao Hemorio com uma missão: doa sangue. Foram coletadas 392 bolsas, suficiente para salvar a vida de 1.175 pessoas. O Hemorio é o órgão da Secretaria de Estado de Saúde que distribui sangue para aproximadamente 200 hospitais em todo o estado.
E a galera animada das redes sociais não quer parar por aí, mais um evento foi marcado para garantir que a doação se mantenha ao longo de toda essa semana (de 3 a 7/02); já com vistas para os estoques de carnaval. O evento Rolezinho no Hemorio no Facebook já está com 4.700 participantes.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que de 3% a 5% da população seja doadora regular de sangue. No Rio de Janeiro, esse índice não chega nem a 2%.O Hemorio costuma receber, de segunda à sexta, cerca de 300 voluntários que se candidatam à doação de sangue. Nos fins de semana, o número cai pela metade.
Para atender a demanda aumentada com a iniciativa virtual, o Hemorio trabalhou com toda a equipe de prontidão neste sábado. Além disso, foi montado no pátio do instituto, um toldo climatizado para amenizar o calor e melhor atender os candidatos.
— Acho muito importante toda essa mobilização, pois reflete uma espontaneidade da população em participar de ações sociais como a doação de sangue. Nossa capacidade instalada é de atender 700 candidatos, mas estamos nos preparando para atender mil pessoas – explicou Simone Silveira, diretora geral do Hemorio.
Quem pode doar? – Para ser um doador, o voluntário precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 quilos, ter dormido mais de seis horas, não ter realizado tatuagem nos últimos 12 meses, não estar fazendo uso de medicamentos controlados, não ser usuário de drogas ilícitas, não ter sido exposto a situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis e não ter ingerido bebidas alcóolicas nas 12 horas anteriores à doação.
Mulheres grávidas ou em período de amamentação também não podem doar. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve, inclusive estar bem alimentado, evitando somente as comidas gordurosas 4 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização expressa dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser obtida através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br
O Hemorio fica localizado na Rua Frei Caneca, 08 – Centro, ao lado do Hospital Municipal Souza Aguiar e do Campo de Santana.
(*) Com informações da SES/RJ
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Carro-do-36º-Batalhão-400x200.jpg)
36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Acidente-com-feridos-na-BR-356-400x200.jpg)
Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed