Apagão deixa parte do Rio de Janeiro, Baixada e mais 10 estados num caos
|
|
Na tarde desta terça-feira (04/02) parte do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense enfrentam um caos por causa da falta do abastecimento elétrico. A Light interrompeu o fornecimento de energia em bairros do Subúrbio e Zona Oeste do Rio e Baixada Fluminense. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) pediu o desligamento à concessionária por causa de uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN), registrada às 14h03. A Light informou que aguarda orientações do ONS para normalizar o abastecimento de energia.
Aproximadamente 880 mil clientes estavam sem luz às 15h30. Na rede da Light, o problema afetou 600 mil clientes. Segundo a concessionária, a falta de energia atingiu os bairros de Bangu, Campo Grande, Guaratiba e Jacarepaguá, na Zona Oeste; Méier, Pavuna, Inhaúma, Irajá, Penha, Cascadura e Madureira, no Subúrbio; e os municípios de Mesquita, Belford Roxo, Queimados e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Já nas regiões abastecidas pela Ampla, 280 mil clientes não tinham energia às 15h30. Segundo a concessionária, o abastecimento foi interrompido em 14 municípios: Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, na Região Metropolitana; Magé e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense; Araruama, Cabo Frio, Iguaba, Maricá, Saquarema e Rio das Ostras, na Região dos Lagos; Petrópolis e Teresópolis, na Região Serrana; e Resende, no Sul Fluminense. A Ampla informou que a luz já havia sido reestabelecida nesses municípios às 16h20.
O Centro de Operações da prefeitura do Rio pediu cuidado aos motoristas com o mau funcionamento dos semáforos da cidade, em decorrência da falta de energia. O Norte Shopping e o Hospital Salgado Filho, no Méier, chegaram a ficar sem luz, mas a energia já havia sido reestabelecida nesses locais às 16h.
De acordo com o Ministério da Saúde, os hospitais Geral de Bonsucesso, na Zona Norte, e Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, tiveram o abastecimento interrompido. No entanto, os serviços essenciais funcionaram com os geradores das unidades.
No Twitter, por volta das 15h30, diversas pessoas relatavam o problema da falta de energia elétrica nos bairros. “Queimados sem LUZ!!! Um verdadeiro caos!!! SOCORRO!!!”, disse um homem, em uma postagem.
Apagão nacional com 11 estados sem energia
O Rio de Janeiro foi um dos 11 estados atingidos pela falta de luz, em decorrência do problema no Sistema Interligado Nacional. O abastecimento foi suspenso também Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o problema aconteceu entre as cidades de Colinas e Serra da Mesa e provocou a interrupção do fornecimento de cerca de 5 mil MW (megawatts). O ONS disse ainda que o problema já foi normalizado e o processo de restabelecimento de energia já foi iniciado.
Confira a íntegra da nota do ONS:
“Às 14h03, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional causou a abertura da interligação em 500 kV entre a Região Norte e as Regiões Sudeste/Sul, entre Colinas e Serra da Mesa, interrompendo o fluxo de 5 mil MW para essas regiões.
Para evitar a propagação do evento, houve atuação do primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema.
Às 14h41, a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada. Já foi iniciado o processo de recomposição das cargas desligadas.
Essas informações serão atualizadas tão logo novos dados estejam disponíveis”.
(*) Com informações do G1
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed