Main Menu

Apagão deixa parte do Rio de Janeiro, Baixada e mais 10 estados num caos

 
 

Apagão deixa parte do Rio de Janeiro, Baixada e mais 10 estados num caos

Na tarde desta terça-feira (04/02) parte do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense enfrentam um caos por causa da falta do abastecimento elétrico. A Light interrompeu o fornecimento de energia em bairros do Subúrbio e Zona Oeste do Rio e Baixada Fluminense. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) pediu o desligamento à concessionária por causa de uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN), registrada às 14h03. A Light informou que aguarda orientações do ONS para normalizar o abastecimento de energia.

Aproximadamente 880 mil clientes estavam sem luz às 15h30. Na rede da Light, o problema afetou 600 mil clientes. Segundo a concessionária, a falta de energia atingiu os bairros de Bangu, Campo Grande, Guaratiba e Jacarepaguá, na Zona Oeste; Méier, Pavuna, Inhaúma, Irajá, Penha, Cascadura e Madureira, no Subúrbio; e os municípios de Mesquita, Belford Roxo, Queimados e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Já nas regiões abastecidas pela Ampla, 280 mil clientes não tinham energia às 15h30. Segundo a concessionária, o abastecimento foi interrompido em 14 municípios: Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, na Região Metropolitana; Magé e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense; Araruama, Cabo Frio, Iguaba, Maricá, Saquarema e Rio das Ostras, na Região dos Lagos; Petrópolis e Teresópolis, na Região Serrana; e Resende, no Sul Fluminense. A Ampla informou que a luz já havia sido reestabelecida nesses municípios às 16h20.

O Centro de Operações da prefeitura do Rio pediu cuidado aos motoristas com o mau funcionamento dos semáforos da cidade, em decorrência da falta de energia. O Norte Shopping e o Hospital Salgado Filho, no Méier, chegaram a ficar sem luz, mas a energia já havia sido reestabelecida nesses locais às 16h.

De acordo com o Ministério da Saúde, os hospitais Geral de Bonsucesso, na Zona Norte, e Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, tiveram o abastecimento interrompido. No entanto, os serviços essenciais funcionaram com os geradores das unidades.

No Twitter, por volta das 15h30, diversas pessoas relatavam o problema da falta de energia elétrica nos bairros. “Queimados sem LUZ!!! Um verdadeiro caos!!! SOCORRO!!!”, disse um homem, em uma postagem.

Apagão nacional com 11 estados sem energia

O Rio de Janeiro foi um dos 11 estados atingidos pela falta de luz, em decorrência do problema no Sistema Interligado Nacional. O abastecimento foi suspenso também Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o problema aconteceu entre as cidades de Colinas e Serra da Mesa e provocou a interrupção do fornecimento de cerca de 5 mil MW (megawatts). O ONS disse ainda que o problema já foi normalizado e o processo de restabelecimento de energia já foi iniciado.

Confira a íntegra da nota do ONS:

“Às 14h03, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional causou a abertura da interligação em 500 kV entre a Região Norte e as Regiões Sudeste/Sul, entre Colinas e Serra da Mesa, interrompendo o fluxo de 5 mil MW para essas regiões.

Para evitar a propagação do evento, houve atuação do primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema.

Às 14h41, a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada. Já foi iniciado o processo de recomposição das cargas desligadas.
Essas informações serão atualizadas tão logo novos dados estejam disponíveis”.

(*) Com informações do G1

Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social








Comments are Closed