Main Menu

Secretaria de Saúde de Itaperuna realiza operação para combate ao mosquito da dengue

 
 

Secretaria de Saúde de Itaperuna realiza operação para combate ao mosquito da dengue

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itaperuna, RJ, através da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), realizou “Operação Beira Valão”, no Bairro Cehab, com o intuito de eliminar possíveis focos de mosquitos, além da tentativa de controlar a proliferação de alados. A operação foi realizada com bomba costal manual (hatsuta), maquinário usado especialmente em operações prioritárias e pontos estratégicos, de preferência onde acontece a desova das fêmeas dos mosquitos.

De acordo com Heron Macedo, coordenador do CVAS, a Secretaria está priorizando não só as operações de campo, bem como as operações de bloqueio, além da realização de trabalhos preventivos e educativos. “É bom frisar que a população exerce papel fundamental nesta luta. Cada cidadão precisa cuidar de sua residência. Se cada um tirar um tempo mínimo que seja, de apenas 10 minutos por semana, nós vamos avançar nesta batalha contra o mosquito”, reforça o coordenador, referindo-se à campanha ‘10 minutos contra a dengue’.

Educação em Saúde também é prioridade

A parceria entre a CVAS e o NICES (Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social), tem sido de fundamental importância para o município. Esses setores tem implementado avanços na área da Educação em Saúde, promovendo ações de conteúdo preventivo em escolas, associações de moradores, igrejas, empresas e afins.

Segundo Gesiney Botelho, coordenador do NICES, há grande preocupação em todo início de ano, por conta do aumento de casos de dengue nos primeiro três meses. “Se cada morador fizer sua parte, vistoriando sua casa, temos certeza que os números serão bem menores. Dengue é uma doença, que não há vacinas ou remédios para evitá-la, por isso, não podemos parar a doença, mais podemos minimizá-la, controlando o mosquito”, reforça Gesiney.

Melhores informações sobre o mosquito transmissor da dengue, a doença, sintomas e outros, podem ser obtidas junto à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde, através do telefone (22) 3824 5049.

A POPULAÇÃO PRECISA FAZER A SUA PARTE

A SMS alerta que a população precisa fazer a sua parte. É importante ressaltar que o agente ambiental em saúde segue protocolos regulamentados pelo Ministério da Saúde. Dentre as funções do agente, destaca-se o papel de educador, momento em que o profissional informa o cidadão como deve proceder, a fim de que a residência não se torne alvo do mosquito transmissor da dengue. Cada morador é responsável pela limpeza de sua residência! Portanto, é necessário que todos se conscientizem que a eliminação dos possíveis criadouros de foco, do mosquito transmissor da dengue, é também responsabilidade da população.

(*) Com informações do Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social – NICES/SMS

Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social








Comments are Closed