Justiça do Rio ordena prisão de suspeito que soltou rojão que matou cinegrafista Santiago Andrade
|
|
Na noite desta segunda-feira (10/02) a Justiça do Rio de Janeiro decretou o pedido de prisão temporária do homem suspeito de ter acendido o rojão que atingiu e matou, o cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Andrade. Ele foi identificado após ajuda de Fábio Raposo, que confessou ter participado da ação e está preso desde domingo (09). Leia a íntegra da decisão judicial ao final desta reportagem.
Até as 23h55 o suspeito não havia se apresentado na 17ª DP (São Cristóvão), onde é elaborado o inquérito policial. Ele pode se entregar em qualquer delegacia.
Caso o suspeito não se entregue, policiais podem ir às ruas para cumprir o mandado de prisão a partir das 6h desta terça-feira (11).
Diz o texto da Justiça do RJ: “a prisão temporária deve ser decretada para a garantia da ordem pública, da futura aplicação da Lei Penal e da futura instrução criminal. Há evidente necessidade de se resguardar a instrução, a fim de que as provas sejam colhidas garantindo-se, ao final, a instrução criminal da causa, que merece integral apuração, dada a lesividade social para que os eventos violentos não mais se repitam’.
Ao deixar a delegacia na tarde desta segunda, o advogado de Raposo disse que tinha o nome, número de identidade e CPF do homem que acendeu o rojão que atingiu e matou o cinegrafista da TV Bandeirantes.
“Eu passei para a autoridade policial o nome do rapaz que estava ao lado do Fábio. Ou seja, um dos acusados de ter arremessado o rojão. Eu apenas disse que tenho o nome da pessoa, a qualificação civil”, disse o advogado Jonas Tadeu.
O advogado explicou como conseguiu as informações: “O Fábio Raposo não me deu o nome do rapaz. O Fábio Raposo não conhece, não tinha o nome dele. O Fábio Raposo conhece ele por codinome. O Fábio Raposo me passou uma pessoa que eu poderia chegar a ela e essa pessoa me passaria o nome certo e a qualificação”.
No domingo, ao ser detido e levado para a delegacia, Fábio declarou em depoimento não conhecer o homem que aparece nas imagens usando calça jeans e blusa cinza suada, mas disse que já o tinha visto em outras manifestações.”
O perito Nelson Massini, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que analisou as imagens da TV Brasil, a pedido da Globo, disse que Fábio e o outro homem de blusa cinza agiram juntos.
Em um ponto do vídeo, quando a imagem fica distante e os dois se misturam a outras pessoas, a imagem é aproximada e congelada pelo perito. E então surge um ponto luminoso, que, segundo o perito, é o artefato sendo aceso.
Quando perguntado se os dois rapazes estão juntos na ação, Massini respondeu que “na parte superior [do vídeo] se vê o outro participante numa perfeita integração [com Fábio Raposo]”. “As duas pessoas estão aqui [no vídeo] integradas nessa ação. Eles estão juntos”, afirmou.
Em outro ponto, quando o homem de blusa cinza já está se abaixando, ele tem um objeto na mão. Segundo o perito, há uma faísca. “Nós observamos nesta extremidade, a chama já está presente. Então ele, neste momento, já está com o artefato aceso, colocando no chão. [A imagem] é conclusiva. Ele acende num determinado instante, tem o tempo suficiente e aqui neste momento já está acesa. Não há como contra-argumentar, dizer que não, que ele estaria colocando outro objeto. Não só é o objeto, que foi aceso com os dois, e é colocado por este que está de calça jeans, já aceso, ao chão”, explicou Massini.
No domingo, o delegado chegou a dizer que Fábio poderia ajudar a fazer um retrato falado do outro homem. Na segunda, o advogado disse que isso não seria possível porque todas as vezes que o cliente dele viu o outro homem, ele estava usando máscara.
Delação premiada
Fábio Raposo está na penitenciária Bandeira Stampa, no Complexo de Bangu, à disposição da Justiça, onde cumpre prisão temporária de 30 dias. O advogado disse ainda que o delegado descartou o benefício da delação premiada para seu cliente. “Não está valendo. Mas isso vai ser uma discussão que eu vou levar pra juízo”, disse Jonas Tadeu.
Em entrevista coletiva na noite desta segunda, o delegado confirmou que o homem que aparece de calça jeans e blusa cinza nas imagens já foi identificado. Ele e Fábio Raposo foram indiciados por homicídio doloso qualificado pelo uso de artefato explosivo e pelo crime de explosão.
Mesmo já tendo a identificação, a polícia precisava de uma confirmação.
Por isso, os policiais foram até a penitenciária onde Fábio Raposo está detido à disposição da Justiça e levaram uma foto do suspeito para que ele pudesse identificá-lo. Fábio confirmou que o homem era a mesma pessoa que acendeu o rojão. “Uma vez apresentada a foto, ele não teve dúvida em reconhecê-lo. Portanto, eu posso dizer que nós já temos convicção de quem foi a pessoa que acendeu o artefato”, disse o delegado.
Veja as imagens que flagraram suspeitos de ataque contra o cinegrafista da BAND
(*) Com informações do R7, G1 e Agências
Leia também:
Morte cerebral do cinegrafista Santiago Andrade da BAND foi confirmada
Polícia prende um dos suspeitos do ataque contra o cinegrafista da BAND
Polícia do Rio indicia um dos suspeitos por disparo de artefato que feriu cinegrafista da BAND
Um dos suspeitos de jogar bomba que atingiu o cinegrafista da BAND se apresenta à Polícia no Rio
Bomba que feriu cinegrafista da Band foi jogada por manifestante, diz delegado
Rio em Chamas: vários feridos em protesto, cinegrafista da Band está em estado grave
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Carro-do-36º-Batalhão-400x200.jpg)
36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Acidente-com-feridos-na-BR-356-400x200.jpg)
Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed