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Tijuca recebe sua quarta estação do metrô neste sábado (15/03)

 
 

Morador da Rua José Higino, na Tijuca, o produtor artístico João Franklin, de 50 anos, não precisará mais caminhar até a Praça Saens Peña para pegar a Linha 1 do metrô. A tão aguardada Estação Uruguai será inaugurada neste sábado (15/03) e ele terá uma entrada a poucos passos da portaria do seu prédio. Assim como João, cerca de 36 mil pessoas da região devem ser beneficiadas com a nova parada final.

Quarta estação do metrô na Tijuca, a Uruguai terá cinco acessos: um na Rua Dona Delfina, dois na Rua Itacuruçá e dois na Rua Conde de Bonfim. Ao todo, dez escadas rolantes e seis elevadores facilitam o acesso à estação que tem sete mil metros quadrados de área construída, 300 metros de plataforma e 2,9 quilômetros de via. O novo terminal trará um benefício a mais aos usuários: wi-fi liberado. O projeto-piloto da concessionária poderá ser estendido futuramente às demais estações.

– A expectativa para ver essa estação funcionando é muito grande. Costumo andar até a Saens Peña, mas, em dias de chuva, tenho que pegar ônibus. Ela trará mais praticidade e comodidade para muita gente. Sem falar na valorização dos imóveis e serviços que já estão surgindo na região – comemora o produtor artístico.

Com a abertura da nova estação, a aposentada Glória Regina Peixoto, de 59 anos, também economizará tempo e deixará de realizar a caminhada obrigatória até a antiga parada final. Moradora de um apartamento na Avenida Maracanã, ela está ansiosa para ver um antigo desejo realizado.

– Moro no Maracanã há 13 anos e sempre quis ver essa estação funcionando. Ela será o melhor acontecimento dos últimos tempos – opina Glória.

Entrega antes do tempo previsto

Com obras iniciadas em 2011, a estação havia sido prometida para Dezembro deste ano. Mas o trabalho foi intensificado para que a entrega fosse feita antes da Copa do Mundo. Aproveitar o trecho já escavado, conhecido como Rabicho da Tijuca, ajudou a antecipar o prazo. A área subterrânea entre as ruas Itacuruçá e José Higino já serviu de estacionamento e, a partir de 2011, serviu de base para as intervenções.

– Aproveitar o Rabicho economizou na perfuração e ganhamos tempo, mas não era um espaço preparado para ser uma via operacional. Tivemos que fazer uma alteração completa. Foi uma obra de soluções – afirmou Joubert Flores, diretor de engenharia do MetroRio, que investiu R$ 250 milhões na construção.

Segundo Flores, a concessionária agora aguarda autorização da Prefeitura para transferir as integrações para o Grajaú, Andaraí, Usina e Muda para o novo terminal.

– É uma estação muito importante, que vai trazer opção de transporte rápido e sustentável. Vai melhorar a vida de milhares de pessoas da região – finalizou o diretor.

(*) Com informações da Ascom-RJ / Fotos: Clarice Castro

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