Main Menu

Quatro países sul-americanos fazem alertas de tsunami por causa do terremoto no Chile

 
 

Quatro países sul-americanos fazem alertas de tsunami por causa do terremoto no Chile

Na noite desta terça-feira (01/04) um terremoto de magnitude 8,3 na escala Richter atingiu a Região Norte do Chile, perto da cidade mineira de Iquique, provocando ondas de 1,8 metro de altura. O incidente geológico provocou alerta de tsunami no Chile e em mais três países da costa do Oceano Pacífico latino-americano – Peru, Equador e Colômbia. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre vítimas ou danos materiais. O terremoto teve sete réplicas de intensidade superior a 5 graus na escala Richter.

A população chilena está sendo retirada da área por orientação do governo. O terremoto ocorreu a 10 quilômetros de profundidade marítima e teve seu epicentro a 86 quilômetros a noroeste de Iquique, principal porto mineiro e exportador do Chile.

Moradores procuraram abrigo em partes altas após alerta de tsunami depois do terremoto no Chile

“Um terremoto dessa magnitude tem potencial para gerar um tsunami destrutivo que pode atingir a linha costeira dentro de minutos e as linhas costeiras mais distantes em questão de horas”, alertou o Centro de Advertências de Tsunami do Pacífico. Às 23h30, o alerta de tsunami foi estendido por mais seis horas.

Em fevereiro de 2010, o Chile foi atingido por um devastador terremoto que deixou 524 mortos e mais de 2 milhões de feridos e prejuízos de US$ 30 bilhões.

(*) Com informações da Agência Brasil

Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social







Comments are Closed