Cruzeiro conquista o Campeonato Mineiro de forma invicta ao empatar com o Atlético-MG
|
|
O Cruzeiro empatou com o Atlético-MG no grande clássico neste domingo (13/04), no Mineirão, e ficou com o título de Campeão Mineiro, impedindo o tricampeonato do Galo. O empate em 0 a 0, mesmo placar da partida de ida, favoreceu o Cruzeiro, que fez melhor campanha na primeira fase e fica a taça de forma invicta.
O domingo já havia começado bem para o Cruzeiro, que pela manhã, conquistou o título da Superliga masculina de vôlei, jogando no Mineirinho. Para completar a festa, a conquista do Mineiro veio em cima do Galo coroando a campanha sem nenhuma derrota na centésima edição do Estadual.
Com o fim do Campeonato Mineiro, Cruzeiro e Atlético-MG passam a concentrar forças na disputa da Libertadores e no Campeonato Brasileiro. Na competição continental, a Raposa vai duelar contra os paraguaios do Cerro Porteño e o Galo vai encarar os colombianos do Atlético Nacional.
O JOGO
O superclássico mineiro começou de forma eletrizante, com a primeira oportunidade de gol aparecendo logo no primeiro minuto. O volante Lucas Silva encontrou espaço e mandou uma verdadeira bomba contra a meta atleticana, acertando o travessão de Victor e levantando o torcedor celeste nas cadeiras do Gigante da Pampulha.
Jogando com o mando de campo e com a maioria absoluta da torcida, o Cruzeiro adotou uma postura diferente do jogo de ida, quando priorizou a defesa. Neste domingo, a Raposa procurou ser bem mais ofensiva, agredindo o Galo, que mesmo precisando da vitória, não imprimiu um ritmo acelerado no início do duelo.
A primeira chance dos atleticanos na partida aconteceu aos 11, quando Ronaldinho tabelou com Alex Silva, que tentou assistência para Tardelli, mas a zaga cruzeirense aliviou o perigo. Após este lance, o Atlético-MG melhorou a saída de bola, que vinha apresentando falhas, isso deu mais dinamismo ao clássico.
No duelo tático, Júlio Baptista, Ricardo Goulart, Everton Ribeiro e Dagoberto se movimentaram muito, inclusive, com troca de posições na tentativa de confundir a marcação do Galo. No time alvinegro, Tardelli hora aparecia na esquerda, hora na direita, dando opções para Guilherme e Ronaldinho, que tinham a função de armar o meio-campo atleticano.
Em um dos melhores lances do jogo, Everton Ribeiro arrancou com liberdade e tentou um toque por cobertura na saída de Victor, mas o armador celeste errou o alvo, em uma oportunidade clara de gol. Aos 25, foi a vez de Júlio Baptista tentar balançar as redes do Galo, mas dessa vez, Victor trabalhou bem com grande defesa.
Com o Cruzeiro terminando o primeiro tempo de forma mais agressiva, o técnico Paulo Autuori entendeu que era necessário dar mais velocidade para a equipe atleticana, por isso, decidiu trocar Guilherme por Fernandinho. A alteração fez o Galo melhorar no jogo, mas deu mais espaços para o contra-ataque da Raposa.
Com o passar do tempo e o placar inalterado, o nervosismo começou a tomar conta dos jogadores do Atlético-MG, que passaram a abusar das faltas mais ríspidas, o que obrigou o técnico Paulo Autuori a pedir calma para os comandados. Aproveitando a instabilidade dos adversários, o Cruzeiro quase marcou aos 12, em arremate de Ricardo Goulart, que passou perto da trave de Victor.
Após os 20 minutos, o Atlético-MG adiantou as linhas de marcação e passou a permanecer com a posse de bola no ataque, perseguindo o gol. Em uma boa trama ofensiva, Fernandinho lançou Tardelli, que dividiu com Fábio, que salvou os celestes. Marcelo Oliveira optou por fechar a equipe, sacando Dagoberto para entrada do volante Souza.
A partir deste momento, tensão passou a predominar no Gigante da Pampulha, com o Galo procurando o ataque, enquanto a Raposa se aproveitava do regulamento para se defender e tentar as jogadas em velocidade, o que deixou o confronto totalmente em aberto até o apito final para que o grito de campeão pudesse finalmente ecoar no Mineirão.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 0 x 0 ATLÉTICO-MG
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 13 de abril de 2014, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Fábio Pereira (Fifa-TO) e Alessandro A. Rocha de Matos (Fifa-BA)
Cartões amarelos: (Cruzeiro) Samudio, Dagoberto, Everton Ribeiro (Atlético-MG) Leandro Donizete, Michel, Pierre, Neto Berola
CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Bruno Rodrigo, Dedé e Samudio; Lucas Silva, Henrique, Ricardo Goulart (Willian) e Everton Ribeiro (Tinga); Dagoberto (Souza) e Júlio Baptista – Técnico: Marcelo Oliveira
ATLÉTICO-MG: Victor; Michel (Neto Berola), Leonardo Silva, Otamendi e Alex Silva; Pierre (Claudinei), Leandro Donizete, Ronaldinho e Guilherme (Fernandinho); Tardelli e Jô – Técnico: Paulo Autuori
(*) Com informações do IG e Agências
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Clique Aqui e saiba mais sobre a Fórmula 1
Clique Aqui e saiba mais sobre a Fórmula 1
Clique Aqui e saiba mais sobre a Libertadores
Clique Aqui e saiba mais de Esportes
Clique Aqui e saiba mais sobre o Campeonato Carioca
Clique Aqui e saiba mais sobre o Campeonato Paulista
Clique Aqui e saiba mais do UFC
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed