Main Menu

Lançamento da Campanha de Hortas Domésticas, Escolares e Comunitárias em Itaperuna

 
 

Lançamento da Campanha de Hortas Domésticas, Escolares e Comunitárias em Itaperuna

A Campanha de Hortas Domésticas, Escolares e Comunitárias é um trabalho feito pela Prefeitura de Itaperuna, através das secretarias de Educação e Agricultura. O objetivo é alinhar teoria repassada nas salas de aula com as ações voltadas para a segurança alimentar e nutricional nas instituições.

O programa beneficia também a comunidade, com parcerias entre as associações de moradores dos bairros e distritos. Na manhã desta sexta-feira (11/04), aconteceu o evento que registra o início do projeto neste ano (o trabalho é realizado desde 2013), na Escola Municipal Francisco de Mattos Ligiéro.

– A campanha de hortas é uma vitória que já podemos compartilhar. É um trabalho feito em equipe e por isso estamos dando continuidade neste ano. Importante lembrar que o cultivo também acontece nos bairros, proporcionando interação entre os moradores e formas de geração de renda. Explica o prefeito de Itaperuna, Alfredo Rodrigues – Alfredão.

Lançamento da Campanha de Hortas Domésticas, Escolares e Comunitárias em Itaperuna

O projeto deste ano traz novidade: o horto terapia. “Vem sendo cada vez mais usada como instrumento de cura. Na rede educacional vai compor diversos fatores como conhecimento extra, através da conscientização ambiental e a importância da segurança alimentar”. Conforme explica o secretário de Agricultura de Itaperuna, Luiz Alberto Azevedo.

A diretora da Escola Municipal Francisco de Mattos Ligiéro, Maria Aparecida Lopes, contou que o programa de horta da Prefeitura chegou em um momento certo. “Temos aqui, o Ligiéro Sustentável. Um projeto que visa reaproveitar nossos espaços livres, transformando-os em área verde”, diz ela.

Lançamento da Campanha de Hortas Domésticas, Escolares e Comunitárias em Itaperuna

– Itaperuna está se tornando referência em todo o estado com este projeto. Este sucesso só acontece por causa do total apoio da secretaria de Agricultura e do prefeito Alfredo, que se preocupa com os nossos alunos. Assim falou a secretária de Educação, Maria Aparecida Vargas.

PRIMEIRA FASE DO PROJETO

Na primeira fase da campanha, em 2013, mais de 5 mil pessoas foram beneficiadas. Os moradores puderam cultivar a própria horta, aproveitando as verduras, legumes e hortaliças na alimentação e até conseguiram uma renda extra, comercializando os produtos. Já nas instituições de ensino, para enriquecer a merenda escolar, o cultivo foi empregado.

Todas as unidades educacionais de Itaperuna fazem parte do projeto do Executivo. A Emater-Rio é parceira nesta ação, fornecendo assistência técnica. Em 2013, 840 kits com dez variedades de sementes foram distribuídos, neste ano, a estimativa é entregar mais de mil.

HOMENAGENS

Durante o evento desta sexta-feira, três homenagens foram feitas pelos alunos, professores e diretores da Escola Municipal Francisco de Mattos Ligiero.

O prefeito Alfredo, recebeu das mãos da diretora da escola, a placa que registra o agradecimento pelo trabalho feito nesta gestão.

O professor de Ciências, Washington Brito, entregou placa de agradecimento para Luiz Alberto, Secretário de Agricultura do município, pela parceria e empenho em ajudar a implantar a horta na instituição.

A aluna Tais Menezes homenageou a secretária de Educação, Aparecida, parabenizando toda a equipe pela dedicação com a escola e reconhecendo o trabalho feito por lá.

(*) Com informações do Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna – Foto: Marcelo Nunes

Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Quentinhas Dino Santos em Itaperuna

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social







Comments are Closed