Município de Itaperuna atento à qualidade da merenda escolar
|
|
Antes de chegar nas 52 unidades de ensino de Itaperuna, os produtos vindos da agricultura familiar passam pela triagem feita por uma equipe da Prefeitura. Semanalmente, as nutricionistas e supervisoras da Secretaria de Educação e um técnico da Secretaria de Agricultura selecionam, pesam e distribuem os alimentos que compõe a merenda escolar. A separação é feita na Central de Recebimento de Produtos da Agricultura Familiar, localizada na Secretaria de Agricultura (antigo Mercado do Produtor).
Tomate, cenoura, inhame, alface, couve, taioba, limão, beterraba, repolho e banana, somam cerca de kg 5 mil entregues todas as semanas para a Prefeitura. Os alimentos adquiridos junto aos produtores da região obedecem à Lei Federal, que determina que 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional da Alimentação Escolar (FNDE) para a merenda nas escolas brasileiras, devem ser destinados através da aquisição dos produtos da agricultura familiar.
A secretária de Educação de Itaperuna, Maria Aparecida Vargas, esclareceu que a parceria da Secretaria de Agricultura é fundamental para o sucesso deste trabalho.
– Os técnicos estão habilitados adequadamente para fazer a seleção dos alimentos e por manter contato com os agricultores. Com os alimentos da agricultura familiar, a merenda escolar ganha em qualidade – diz a secretária.
– O Programa da Agricultura Familiar tem duas vertentes importantes: fornece alimento saudável, contribuindo para o complemento da alimentação escolar e também colabora com os pequenos produtores rurais, motivando a economia do município. São produtos frescos, que não sofrem com o transporte e conseguem manter os nutrientes preservados – afirma o secretário de Agricultura, Luiz Alberto Azevedo.
Equipe
A equipe que trabalha na triagem é formada pelas nutricionistas Ludmila Martins, Angélica Gonçalves e Kleyzy Cabral, além das supervisoras Sandra Kalil, Neuma Costa, Rita da França e Cristina Guimarães. O técnico Rogério Garcia é integrante da Secretaria de Agricultura e contribui com a mão de obra durante a seleção.
(*) Com informações do Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Carro-do-36º-Batalhão-400x200.jpg)
36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Acidente-com-feridos-na-BR-356-400x200.jpg)
Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed