Nissan inaugura nova fábrica em Resende, RJ
|
|
A Nissan inaugurou, nesta terça-feira (15/04), seu Complexo Industrial em Resende. A unidade, que consolida a presença da montadora no Brasil, recebeu R$ 2,6 bilhões, um dos maiores investimentos realizados no país para a construção de uma fábrica de automóveis. A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Luiz Fernando Pezão, do diretor geral da Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn, do diretor da Nissan na América Latina, José Luis Valls, do presidente da Nissan do Brasil, François Dossa, entre outros executivos da empresa, autoridades, funcionários da fábrica e convidados.
A empresa pretende executar um ciclo de produção completo no seu complexo industrial, abrangendo a área de estamparia até as pistas de testes, incluindo chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade. No total, a indústria terá capacidade para produzir até 200 mil veículos e 200 mil motores por ano.
O governador Luiz Fernando Pezão destacou que o estado do Rio está a um passo de se consolidar como um dos polos automotivos do Brasil.
– O estado sempre foi o farol do país e tínhamos perdido esta referência. Somamos forças que geram renda e riqueza. A Nissan já gerou dois mil empregos na fábrica e deve criar mais dois mil novos postos indiretos, com 10 fornecedores. Vamos fazer ainda muitas parcerias – afirmou o governador.
Na avaliação de Carlos Ghosn, o Complexo Industrial da Nissan é fundamental para o crescimento da marca no Brasil.
– O país é nosso quarto maior mercado do mundo e peça-chave para o nosso desenvolvimento na América Latina. Nossa meta é atingir 5% de participação de mercado, ser a primeira entre as marcas japonesas e líder em qualidade de produtos e serviços no Brasil até 2016 – afirmou Ghosn.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, frisou importância da geração de renda para o estado.
– Costumo dizer que a segurança, que é uma marca do nosso governo, provê a liberdade, mas o que liberta é o desenvolvimento econômico, porque gera emprego e renda. A Nissan, que negociou conosco em 2011, fez sua fábrica em tempo recorde e implantou provavelmente o mais importante empreendimento da área automotiva dos últimos anos no Brasil – disse o secretário.
O prefeito de Resende, José Rechuan Júnior, destacou a importância da montadora para o desenvolvimento do município.
– Agradeço por todo o empenho e luta para trazer todas estas indústrias para o estado do Rio, em especial a Nissan para Resende. À medida que as indústrias chegam, creches e escolas são abertas, geram-se novas vagas de emprego e toda a economia da cidade cresce – afirmou o prefeito.
Unidade já emprega cerca de 1,5 mil trabalhadores
O complexo da Nissan em Resende foi concebido para produzir os veículos da Plataforma V (de versátil) da Nissan e também motores. Ele inicia suas atividades com a fabricação do novo automóvel Nissan New March e do motor 1.6 16V flexfuel, que equipa o carro.
– A expansão da capacidade de produção da Nissan nas Américas nos últimos dois anos, com a abertura de novas fábricas nos Estados Unidos (em 2012), no México (2013) e, agora, no Brasil, ressalta oportunidades ainda não exploradas que nós enxergamos na região, em especial, no Brasil – disse José Luis Valls.
Para produzi-los, as duas fábricas – de veículos e de motores – que compõem a unidade industrial já empregam diretamente cerca de 1,5 mil pessoas. A expectativa é que este número aumente no futuro, chegando a dois mil empregos diretos. A composição do efetivo segue um dos grandes valores da Nissan: a diversidade. Tanto que as mulheres representam 15% do número total de empregados atuais, bem acima dos padrões da indústria automotiva nacional.
– A Nissan começou as operações no Brasil em 2000 e, com o início de atividades do complexo de Resende, consolida sua presença lançando uma nova fase de crescimento no país. A nova unidade industrial de Resende vai contribuir para entregarmos modelos de última geração e ainda com mais qualidade e tecnologia – explicou François Dossa.
Todos os funcionários da nova unidade passaram por formação no Senai de Resende e também dentro da Nissan. Além disso, mais de 300 deles tiveram treinamento de até três meses fora do país, em fábricas da Nissan no Japão, México, Estados Unidos e Inglaterra. A equipe de avaliação dos veículos, que faz o controle final dos carros e motores produzidos na fábrica, recebeu formação especial, de seis meses, no Japão e no México. Apenas no último ano, para a realização da capacitação técnica dos funcionários, a Nissan investiu R$ 9 milhões.
(*) Com informações da Ascom/RJ – Foto: Shana Reis / Divulgação
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed