Main Menu

Amantes do automobilismo reverenciam Ayrton Senna nos 20 anos de sua ausência

 
 

Amantes do automobilismo reverenciam Ayrton Senna nos 20 anos de sua ausência

Morto em um trágico acidente no GP de San Marino, em Imola, no dia 1º de maio de 1994, o tricampeão Ayrton Senna da Silva, é considerado até hoje como o melhor piloto de Fórmula 1 da história do automobilismo. Nesta quinta-feira (01/05) o Brasil e o mundo relembrou os feitos desse desportista que em sua vida mostrou garra e superação de um verdadeiro herói do esporte de várias gerações. No Circuito de Imola mais de 20 mil pessoas caminharam em silêncio pela pista até a curva onde Senna sofreu o acidente e renderam homenagens ao piloto brasileiro.

Em pesquisa realizada em São Paulo pelo Datafolha, Senna é o maior nome do esporte para 47% dos pesquisados. Além de Pelé (23%) e Neymar (2%), ficou à frente de Ronaldo (2%), Garrincha (2%), Oscar (1%), Zico (1%), Sócrates (1%), Rogério Ceni (1%) e Romário (1%).

Quem foi Ayrton Senna

Ayrton Senna da Silva nasceu em São Paulo, no dia 21 de março de 1960 foi um piloto Fórmula 1, três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e 1991. Foi também vice-campeão no controverso campeonato de 1989 e em 1993. Morreu em acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994. É reconhecido como um dos maiores nomes do esporte brasileiro e um dos maiores pilotos da história do automobilismo.

Senna começou sua carreira competindo por kart. Mudou-se para competições de automobilismo em 1981, sagrando-se campeão do Campeonato Britânico de Fórmula 3 após 2 anos de sua estreia.10 Seu bom desempenho na Fórmula 3 impulsionou sua ascensão à Fórmula 1, fazendo sua primeira aparição na categoria no Grande Prêmio do Brasil de 1984 pela equipe Toleman-Hart, tendo abandonado a corrida na 8a volta. Em sua primeira temporada, Senna conseguiu pontuar em 5 corridas, fechando o ano com treze pontos e a 9a posição na classificação geral dos pilotos.

No ano seguinte, trocou a Toleman-Hart pela Lotus-Renault, equipe pela qual venceu seis Grands Prix ao longo de três temporadas. Em 1988, juntou-se o francês Alain Prost (que seria seu maior rival em sua carreira)13 na McLaren-Honda e viveu anos vitoriosos pela equipe. Os dois juntos venceram 15 dos 16 Grands Prix daquela temporada, e Senna sagrou-se campeão mundial pela primeira vez. Prost levou o campeonato de 1989, e Senna retomou o título em 1990 – ambos títulos foram decididos por colisões entre os pilotos no Grande Prêmio do Japão.

Fãs do piloto foram até o cemitério onde ele está enterrado em São Paulo para fazer homenagens

Na temporada seguinte, Senna faturou seu terceiro título mundial, tornando-se o piloto mais jovem a conquistar um tricampeonato na Fórmula 1 – façanha que foi mantida até o final da temporada de 2012, quando Sebastian Vettel chegou ao tricampeonato vencendo por três anos consecutivos. A partir de 1992, a equipe Williams-Renault dominou amplamente a competição. Ainda assim, Ayrton Senna conseguiu terminar a temporada 1993 como vice-campeão, vencendo cinco corridas. Negociou uma transferência para Williams em 1994.

Sua reputação de piloto veloz ficou marcada pelo recorde de pole positions que deteve. Sobre asfalto chuvoso, demonstrava grande capacidade e perícia, como demonstrado em atuações antológicas nos GPs de Mônaco 1984, de Portugal 1985 e da Europa 1993. Senna ainda detém o recorde de maior número de vitórias no prestigioso Grande Prêmio de Mônaco – seis – e é o terceiro piloto mais bem sucedido de todos os tempos em termos de vitórias.

Em dezembro de 2009 a revista inglesa Autosport publicou uma matéria onde fez uma eleição para a escolha do melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos. A revista consultou 217 pilotos que passaram pela categoria, e Ayrton Senna venceu tal votação.

A rede de comunicação estatal britânica, BBC, elegeu o brasileiro Ayrton Senna como o melhor piloto de Fórmula 1 da história. “Provavelmente nenhum piloto da Fórmula 1 tenha se dedicado mais ao esporte e dado mais de si mesmo em sua rígida busca pelo sucesso. Ele era uma força da natureza, uma combinação incrível de muito talento e, em alguns casos, uma determinação espantosa”, aponta o texto publicado no site da BBC.

Em 2012, o SBT realizou o programa O Maior Brasileiro de Todos os Tempos para eleger a maior personalidade do país. Ayrton Senna ficou entre os 12 mais votados, sendo vencido por Chico Xavier em uma das semifinais do programa.

Em 2014, foi homenageado pela escola de samba Unidos da Tijuca, que veio a ser campeã do carnaval carioca.

É considerado um dos maiores ídolos do esporte no Brasil, ganhando inclusive a alcunha de herói nacional por parte da mídia especializada.

Frases históricas de Ayrton Senna

“Foi meu pai que me colocou no kart, que me levou todos os domingos à tarde para brincar num lugar fechado, num kart de 1 HP, que andava 10 por hora, eu gostei da brincadeira e fui em frente” – Sobre seu início no automobilismo, em entrevista no programa “Roda Viva”, da TV Cultura, em 1986

“Tudo o que consegui foi através de dedicação perseverança e muito desejo de atingir meus objetivos, muito desejo de vitória. Vitória na vida, e não como piloto” – Em entrevista ao programa “Sucesso”, em 1994

“Tento meu melhor em tudo o que eu faço. É o meu temperamento, não consigo fazer nada pela metade. Quando me proponho a fazer alguma coisa vou a fundo e dou o meu melhor”
Em entrevista ao programa “Sucesso”, em 1994

“Meu maior desejo é correr por muitos anos de uma forma competitiva, de uma forma saudável e no dia que eu abandonar as competições estar cheio de saúde ainda e poder levar uma vida bastante ativa para curtir a vida com a família” – Em entrevista ao programa “Sucesso”, em 1994

“Tenho [muitos inimigos]. É uma consequência da competitividade, e de tão competitivo que eu sou, como personalidade. Mas esses inimigos estão concentrados ali na minha profissão, na competição, não fora” – Em entrevista ao programa Sucesso, em 1994

“Sempre fiz questão de deixar muito claro que eu estou aqui para dar o meu melhor, o tempo todo. Daí você começa a criar uma série de barreiras e inimizades. Mas o que importa é saber que o que você está fazendo é correto, dentro de um fair play, e conquistar os resultados. Só com muita luta você vai conquistar vitórias e recordes. Se você for bonzinho não vai sobrar muito para você, não” – Em entrevista ao programa Sucesso, em 1994

“Foi uma situação extremamente desagradável, que teve como consequência quase o meu abandono da F-1 e de corridas. O porque do acidente, culpa de quem e as consequências após as decisões que foram tomadas, tudo isso foi muito polêmico. Foi uma situação desagradável, infeliz, e as consequências foram desastrosas, para mim, para o próprio Prost, para a F-1 e para os dirigentes” – Sobre o GP do Japão de 1989, que Senna venceu após bater em Prost, mas acabou sendo desclassificado e perdendo o título mundial

“Se você se dá mal cada vez que tenta fazer seu trabalho de modo limpo e correto, se o sistema te prejudica, se outras pessoas tentam se aproveitar disso, o que se deve fazer? Ficar atrás e dizer: ‘Obrigado. Sim, obrigado’. Não. Temos que lutar pelo que achamos que é direito” – Após confirmar que bateu intencionalmente em Alain Prost para ficar com o título mundial no GP do Japão de 1990

“Em 1989, eu fui roubado feio pelo sistema e isso eu jamais esquecerei. Em 1991, nós conseguimos um campeonato limpo, sem políticos. Foi um campeonato técnico e esportivo. Eu espero que isso seja um exemplo, não só para mim mesmo, mas para todos que competem na F-1 agora e no futuro também” – Após conquistar o tricampeonato, em 1991

“No que eu realmente faço parte [na F-1] é da competição, no desejo de vitória, na preparação, nos treinos… Sempre foi muito trabalho, e é ali que eu me identifico mais. Toda a badalação não faz parte do meu estilo, da minha vida. Mesmo se você está numa profissão que requer muito empenho é inviável você ter altas badalações e, no dia seguinte, estar em forma para guiar um carro de corrida com eficiência” – Em entrevista ao programa Sucesso, em 1994

“No mundo da F-1 você encontra adversários fora das pistas que às vezes são tão ou mais difíceis que os carros ou os outros pilotos” – Em entrevista no programa Roda Viva, em 1986

“Não existe mérito de uma pessoa na F-1. Mérito existe de uma equipe. São os mecânicos, os projetistas, os patrocinadores, que financiam o equipamento. Os fornecedores de motores, de pneus, enfim, é um conjunto de pessoas” – Em entrevista no programa Roda Viva, em 1986

“É a vontade de vencer é o que me mantém participando numa corrida, num campeonato de F-1. Não existe nada que me dê mais motivação do que isso” – Em entrevista no programa Roda Viva, em 1986

Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook

Clique Aqui e saiba mais sobre a Fórmula 1

Clique Aqui e saiba mais sobre a Fórmula 1

Clique Aqui e saiba mais sobre a Libertadores

Clique Aqui e saiba mais de Esportes

Clique Aqui e saiba mais sobre o Campeonato Carioca

Clique Aqui e saiba mais sobre o Campeonato Paulista

Clique Aqui e saiba mais do UFC

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Quentinhas Dino Santos em Itaperuna

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social







Comments are Closed