Main Menu

O “Dia das Mães”, a história de sua origem

 
 

O "Dia das Mães", a história de sua origem - Foto: Gizelle de Paula Moraes e André Moraes

Neste domingo (12/05), mais uma vez a família em todo o Brasil comemora o “Dia das Mães”. Esta data é uma data comemorativa em que se homenageia não somente a mãe natural, mas como também as que se doaram a maternidade. Em alguns países é comemorado no segundo domingo do mês de maio (como no Brasil). Em Portugal é comemorado no primeiro domingo do mês de maio na Argentina é comemorado no terceiro domingo de outubro.

Sua origem

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada pela ativista Ann Maria Reeves Jarvis que organizou em 1865 os Mother’s Friendship Days (dias de amizade para as mães) para melhorar as condições dos feridos na Guerra de Secessão que assolou os Estados Unidos no período. Mais cedo, em 1858, Jarvis fundou os Mothers Days Works Clubs com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores. Em 1870 a escritora Julia Ward Howe (autora de O Hino de Batalha da República) publicou o manifesto Mother’s Day Proclamation pedindo paz e desarmamento depois da Guerra de Secessão.

Mas reconhecida como idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual é a metodista Anna Jarvis, filha de Ann Maria Reeves Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou um campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Ela obteve sucesso ao torná-lo reconhecido nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914 quando a resolução Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother’s Day foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos instalando o segundo domingo do mês de maio como Dia das Mães. No âmbito desta resolução o Presidente dos Estados Unidos Thomas Woodrow Wilson proclamou no dia seguinte que no Dia das Mães os edifícios públicos devem ser decorados com bandeiras. Assim, o Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez em 9 de maio de 1914.

Com a crescente difusão e comercialização do Dia das Mães Anna Jarvis afastou-se do movimento, lamentou a criação e lutou para a abolição do feriado.

Dados históricos

No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio.

Em Portugal, o Dia da Mãe é celebrado no primeiro domingo de Maio, embora durante muitos anos tivesse sido comemorado no dia 8 de Dezembro.

Importância econômica

No Brasil e nos Estados Unidos o Dia das Mães é a segunda melhor data do comércio, depois do Natal. A National Retail Federationnota (Federação Nacional de Varejo norte-americana) estimou para 2012 que os gastos para o Dia das Mães devem ultrapassar $18.6 bilhões ($152 por pessoa) nos Estados Unidos.

Mensagem Dia das Mães

(*) Por: Ivone Boechat

Nem mesmo o código misterioso da comunicação foi capaz de rimar este nome perfeito: mãe! Foi preciso traduzi-lo em versos, flores, abraços e homenagens o afeto singular da mãe! Os símbolos se juntaram para indicar o verdadeiro lema desse amor tão puro e o som perfeito produziu o verso da canção: mãe! Não é necessário o discurso inflamado, a palavra bonita, a inspiração. Em qualquer berço, a proteção, o calor e a sinceridade dessa figura inigualável insinuam a presença forte da mãe!

A aproximação do Dia das Mães ameniza a aridez espiritual dessa humanidade, na sua maioria órfã. E chega o momento da reflexão, quando o amor é avaliado. Mereço ser mãe? Ter um filho significa o compromisso de coautoria da vida com Deus – Autor da vida. É contrato infinito. Em cláusula única se resume o amor. Amor que se esforça o tempo todo para se aproximar do verdadeiro amor e, quando se imagina sublime e forte, o vendaval das lutas da vida o inunda de lágrimas. Ele se fortalece na oração.

Mãe – resposta do questionário dos deveres de casa.

Mãe – cada instante soletrado na cartilha da vida vai alfabetizando amor.

Na última série de todos os graus, o amor torna-se adulto, ajuizado: mãe-avó.

Mãe – enciclopédia dos sinônimos do amor.

No Dia das Mães e sempre, oramos por você, que luta sem manchete nos jornais: mãe anônima. Oramos por você, mãe, que vê ao redor seus filhos: mãe idosa. Oramos por você, mãe, na saudade e na solidão: mãe sozinha. Oramos pela mãe cujo filho estagiou somente no coração: mãe adotiva. Oramos pelas mães do mundo inteiro e, ao redor do planeta, juntam-se mãos e dobram-se joelhos, numa prece sincera ao Supremo Criador do Universo: Deus a abençoe, mãe online virtual e presencial em @ no coração global.

Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Quentinhas Dino Santos em Itaperuna

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social







Comments are Closed