Plano Municipal de Educação é avaliado em Itaperuna
|
|
Aconteceu na última terça-feira (27/05), audiência pública com a finalidade de avaliar o Plano Municipal de Educação (PME), em Itaperuna, no Noroeste Fluminense. A reunião aconteceu nas dependências do Colégio Municipal Francisco de Mattos Ligiéro.
Coordenado pelo Conselho Municipal de Educação, o evento contou com representantes da Secretaria Municipal de Educação; Sindicato dos Professores do Norte e Noroeste Fluminense (SINPRO-NNF); Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE); representantes do Departamento Municipal de Cultura; autoridades do setor educacional; diretores; supervisores; coordenadores; professores; membros da comunidade escolar; e demais participantes.
Maria Aparecida Vagas, secretária Municipal de Educação e presidente do Conselho, deu início à audiência e falou sobre a importância de avaliar o PME. Logo em seguida, Maria Alda Bastos de Paula Figueira, vice-presidente do Conselho, expôs sobre a finalidade da reunião e a necessidade da participação efetiva de todos, a fim de conhecer o alcance das metas e objetivos traçados no PME, bem como a execução das ações previstas.
Os participantes da audiência foram divididos em grupos, separados por nível e modalidade de ensino e encaminhados às salas específicas, acompanhados por conselheiros e supervisores para promover o diálogo sobre a situação das instituições onde trabalham. Eles receberam material relativo à avaliação, tendo sido eleito um relator, que ao final, na plenária, transmitiu a opinião do grupo.
Todas as informações foram registradas, incluindo as sugestões e propostas dos participantes, que serão encaminhadas às autoridades pertinentes e a todas as escolas. “Foi um evento muito positivo e democrático, onde a comunidade escolar foi ouvida e expressou suas necessidades, bem como reconheceu alguns avanços alcançados, como o salto na qualidade da merenda escolar”, exemplifica a secretária de Educação.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O Plano Municipal de Educação (PME) de Itaperuna foi aprovado no final de 2008 e implantado em 2019. O PME é decenal e possui validade até 2018. Nele está determinado que o Poder Público tem a obrigação de garantir uma Educação de qualidade e deverá ampliar, gradativamente, o atendimento de 100% da demanda do Ensino Fundamental do município, tendo ainda a Educação Infantil como sua responsabilidade.
O Plano apresenta metas e objetivos que propõem ações e/ou estratégias que variam quanto aos prazos de sua implementação, ou seja, ações permanentes, ações em início de período letivo e ações com prazos diversos para a sua implantação. Por essa razão, o PME prevê o acompanhamento e avaliação de sua execução, realizando anualmente uma audiência pública para que sejam prestadas contas da sua execução no ano anterior.
Deverão ser analisados os resultados obtidos e comparados com as metas e objetivos propostos no Plano, identificando-se o que está sendo atendido, isto é, as metas alcançadas, bem como os problemas evidenciados, os pontos de estrangulamento, propondo-se a correção ou as medidas necessárias, inclusive recursos orçamentários, para a solução e cumprimento das ações pertinentes.
O Conselho Municipal de Educação coordena o trabalho e ao final, após a tabulação dos dados e a análise feita, será encaminhado relatório à Secretaria de Educação, ao prefeito, aos vereadores e às escolas. O PME é decenal (2008/2019), isto é, tem continuidade e validade por dez anos, independe da sigla partidária e duração de mandatos. Sua finalidade é enfrentar e solucionar os problemas no âmbito educacional, garantindo um atendimento eficaz e comprometido, a fim de que sejam todos beneficiados com uma Educação destinada a ser um referencial, não só no Noroeste Fluminense, mas, no Estado e quiçá, em todo o Brasil.
(*) Com informações do Departamento de Comunicação e da Secretaria Municipal de Educação – Foto: Marcelo Nunes
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed