Corpo de Bombeiros faz simulação de evacuação e resgate no Maracanã
|
|
Neste sábado (07/06) aproximadamente 500 pessoas estiveram participando de um simulado para evacuação e resgate no Maracanã, um dos estádios que vai receber jogos da Copa do Mundo de 2014. O treinamento serve para testar o Plano de Evacuação (PE) e o Plano de Emergência Médica (PEM) do estádio elaborados pelo Comitê Organizador Local (COL) e aprovado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.
O objetivo da inciativa é avaliar os procedimentos e medidas propostos e verificar como os planos de contingências interagências (Pcin) operam em conjunto. Os planos foram elaborados por órgãos das três esferas de governo envolvidos nas ações preventivas para a Copa do Mundo.
Entre os envolvidos nos exercícios estavam representantes de órgãos de segurança da FIFA, bombeiros militares e voluntários. Aproximadamente 20 viaturas, além dos helicópteros do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram mobilizados para as atividades, que incluíram a evacuação de um setor do estádio.
O tempo foi cronometrado para verificar se a evacuação atendeu o previsto no Plano de Evacuação. O exercício, que simulou a retirada de um artefato suspeito (mochila) pela Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (Core) durou quatro minutos – metade do tempo considerado seguro para o procedimento.
O treinamento começou por volta das 8h30 e também contou com uma simulação de resgate médico de um atleta com parada cardíaca. Desde o atendimento em campo até o deslocamento ao helicóptero, o exercício durou 17 minutos, atendendo o que é previsto no protocolo.
Ao final do simulado de emergência, o Secretário de Defesa Civil e comandante-geral dos bombeiros, coronel Sérgio Simões, falou sobre os resultados da operação. “O estádio cumpriu as normas de segurança contra incêndio e pânico de tal forma que nós mostramos ter capacidade de cumprir esta desocupação no tempo de 8 minutos, considerando a saída da última pessoa do estádio para as rampas de segurança”.
Para o coronel, a simulação também teve o desafio e o mérito de integrar a atuação de órgão do poder público em torno da segurança do estádio. “A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, que especialmente já têm experiência de atuação em estádios, mas também queríamos integrar estes órgãos com os agentes de empresas privadas que compõe este grande planejamento”.
O simulado teve o apoio de órgãos da prefeitura do Rio de Janeiro, de agentes da Guarda Municipal e da CET Rio, que, com apoio da Polícia Militar, bloquearam o trânsito e preservaram a área de pouso da aeronave de resgate médico dos bombeiros naquela que é considerada a mais importante via de circulação próxima ao estádio.
(*) Com informações da Agência Brasil
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Clique Aqui e saiba mais sobre a Copa 2014
Clique Aqui e saiba mais sobre a Fórmula 1
Clique Aqui e saiba mais sobre a Libertadores
Clique Aqui e saiba mais de Esportes
Clique Aqui e saiba mais sobre o Campeonato Carioca
Clique Aqui e saiba mais sobre o Campeonato Paulista
Clique Aqui e saiba mais do UFC
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Carro-do-36º-Batalhão-400x200.jpg)
36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Acidente-com-feridos-na-BR-356-400x200.jpg)
Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed