Atirador de elite quase entrou em cena na abertura da Copa do Mundo no Brasil
|
|
Na abertura da Copa do Mundo, no dia 12 de junho na Arena Corinthians, por pouco não ocorreu um incidente em que um atirador de elite entraria em cena. O sniper da Polícia Civil até pediu permissão para atirar em um suspeito. Mas segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o homem que levantou as suspeitas do atirador era um policial militar que estava em local não permitido: perto da tribuna onde estavam a presidente Dilma Rousseff e outras autoridades.
“A Secretaria da Segurança Pública esclarece que, no episódio em questão, houve um erro de comunicação que foi rapidamente sanado, sem maiores consequências”, informou a pasta em nota.
A autorização para fazer o disparo foi negada após checagem da identidade do suspeito. O policial foi retirado da área das tribunas, onde não deveria estar. As suspeitas ocorreram durante o segundo tempo da partida. A falha no sistema de segurança foi revelada na edição desta sexta-feira (27) pelo jornal “Folha de S. Paulo”.
O ministro do Esporte comentou o episódio nesta manhã. “Esse tipo de episódio não é de dar opinião. A segurança esclareceu que um atirador de elite flagrou, em área proibida, a presença de alguém portando arma e um colete de grupo de elite da polícia militar”, esclareceu.
“Como essa área dava acesso às autoridades presentes, o atirador da polícia civil pediu permissão, autorização, para alvejar o suspeito. Essa autorização foi submetida a quem tem a atribuição de conceder, e ela foi negada, para averiguação e identificou-se que quem estava na área era um policial militar retirado de lá posteriormente”, afirmou o ministro.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que o incidente não teve maiores consequências. “Durante uma operação de segurança, você tem muitas situações que acontecem e ficam em um âmbito interno. Essa [episódio do atirador] foi uma questão que ocorreu dentro de todos os protocolos”, disse.
“Eu acompanhei junto com o secretário, no Centro de Comando e Controle. Isso foi resolvido dentro dos protocolos e nem chegou para nós. Não houve consulta ao Centro de Comando e Controle. Quem conhece segurança pública sabe que você tem ‘n’ situações que acontecem que, se separadas do contexto, parece que têm uma dimensão muito maior do que têm”, afirmou Cardozo.
Secretaria nega risco de morte
Veja abaixo a íntegra do posicionamento da SSP:
“Nota à imprensa
A Secretaria da Segurança Pública reafirma que, no episódio envolvendo policiais paulistas durante a abertura da Copa, houve um erro de comunicação que foi rapidamente sanado, sem maiores consequências. Ao contrário do que vem sendo divulgado por alguns veículos de comunicação, em nenhum momento foi colocada em risco a segurança das autoridades e ou torcedores. Prova disso é que o protocolo para que o sniper pudesse atuar sequer foi colocado em prática.
Este protocolo pressupõe três etapas.
1. Autorização para o atirador carregar a arma, que por razões de segurança está desmuniciada.
2. Autorização para que o snipper coloque o alvo na alça de mira.
3. Autorização para atirar.
Nenhuma destas três etapas foi deflagrada porque o erro de comunicação foi rapidamente corrigido. Afirmar que quase houve morte nesta situação é causar alarmismo.”
(*) Com informações do G1
Grupo A – Copa do Mundo 2014
Grupo B – Copa do Mundo 2014
Grupo C – Copa do Mundo 2014
Grupo D – Copa do Mundo 2014
Grupo E – Copa do Mundo 2014
Grupo F – Copa do Mundo 2014
Grupo G – Copa do Mundo 2014
Grupo H – Copa do Mundo 2014
Oitavas de Final – Copa do Mundo 2014
Quartas de Final – Copa do Mundo 2014
Semifinal – Copa do Mundo 2014
FINAL – Copa do Mundo 2014
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Clique Aqui e saiba mais sobre a Copa 2014
Clique Aqui e saiba mais sobre a Fórmula 1
Clique Aqui e saiba mais sobre a Libertadores
Clique Aqui e saiba mais de Esportes
Clique Aqui e saiba mais sobre o Campeonato Carioca
Clique Aqui e saiba mais sobre o Campeonato Paulista
Clique Aqui e saiba mais do UFC
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed