Secretaria de Saúde de Itaperuna promove capacitação sobre ‘Câncer do Colo do Útero’
|
|
A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, promoveu capacitação sobre “Câncer do Colo do Útero”. O evento foi realizado no auditório do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos e reuniu enfermeiros da Rede Municipal de Saúde e profissionais de outros municípios da região Noroeste Fluminense.
A Secretaria de Saúde de Itaperuna proporciona a seus profissionais oportunidades de ampliar o conhecimento, principalmente no que diz respeito à Saúde da Mulher. A capacitação sobre “Câncer do Colo do Útero” foi uma iniciativa do PAISM (Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher).
A capacitação foi planejada seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, para a detecção e controle do câncer de colo de útero, suas condutas, procedimentos da coleta de preventivo, patologia cervical uterina, colposcopia e cirurgia de alta frequência (CAF). Esses procedimentos quando executados de forma periódica, podem auxiliar na detecção e remoção de lesões precursoras de câncer de colo de útero.
A capacitação foi ministrada pelos profissionais do PAISM, através da coordenadora do programa, enfermeira Sandra Helena de Oliveira; e da médica ginecologista e obstetra, Renata Gontijo.
A enfermeira Sandra disse que a capacitação fortalece ainda mais o desenvolvimento da logística utilizada nos serviços de assistência às mulheres e serve para pormenorizar ainda mais os conhecimentos dos profissionais envolvidos. “Esse encontro acontece com uma articulação entre os municípios e o serviço prestado aos usuários. Na verdade, a maioria dos profissionais já pratica esses procedimentos. Porém, é bom que alguns pontos sejam observados, para o bom andamento na realização dos exames”, reforça.
Prioridade na detecção do câncer de colo do útero
O Ministério da Saúde do Brasil tem como método de rastreamento do câncer do colo do útero no Brasil o exame citopatológico (exame de Papanicolau), que deve ser oferecido às mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual. Alcançar as metas de detecção de câncer de colo uterino no Brasil é prioridade das políticas de saúde pública e se estende aos municípios. Em Itaperuna existe um fluxo de atendimento estabelecido pelo Sistema Único de Saúde do Município (SUS), através do PASIM, onde as mulheres dentro da faixa etária podem marcar seu exame.
CAPACITAÇÃO – Para a realização da ação foi convidada a médica Renata Gontijo, que falou sobre os procedimentos da coleta de preventivo, patologia cervical uterina, colposcopia e cirurgia de alta frequência. Dentre os objetivos, elevar o nível de conhecimento dos profissionais, bem como promover a troca de ideias e esclarecer dúvidas. Ao final da ação, a médica disse que o encontro foi muito produtivo, pois, além fomentar conhecimento, a capacitação proporcionou a troca de experiências, sobre técnicas e caminhos para melhor aprimoramento dos serviços. A capacitação foi mais uma ação direcionada à melhoria da qualidade do serviço, cumprindo as diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde.
SAIBA MAIS
• Embora seja evitável, o câncer de colo de útero está entre os tipos mais comuns da doença em mulheres por todo o mundo;
• O papilomavírus humano (HPV), transmitido por via sexual, é o principal responsável pelo surgimento desse tipo de câncer;
• As mulheres que possuem entre 25 e 64 anos devem realizar anualmente o exame citopatológico do colo uterino (exame Papanicolau), que é um exame indolor, simples e rápido, através do qual é possível detectar a doença ainda em sua fase inicial;
• As unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros e distritos de Itaperuna realizam os exames preventivos para detectar lesões precursoras do câncer de colo de útero.
(*) Com Informações e Foto do NICES | Edição: Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Carro-do-36º-Batalhão-400x200.jpg)
36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Acidente-com-feridos-na-BR-356-400x200.jpg)
Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed