Main Menu

Intercâmbio Brasil-Estados Unidos incentiva diálogo entre unidades educacionais

 
 

O diretor da WLA, David Walter Moody, realiza palestra no Nave - Foto: Salvador Scofano

O programa Brasil-Estados Unidos, que promove o intercâmbio de diretores de escolas estaduais com instituições norte-americanas, é responsável este ano pela troca de experiências entre o Colégio Estadual Waldemiro Pita, em Cambuci, na Região Norte, e a World Language Academy, localizada no estado americano da Geórgia. A diretora da escola fluminense, que já esteve nos Estados Unidos, recebe este mês a visita do representante da WLA, David Walter Moody, que está no Estado do Rio para conhecer a escola de Cambuci, além de outras unidades educacionais do Estado.

Nesta terça-feira (12/8), o diretor participou de um seminário com gestores escolares, na Escola Estadual José Leite Lopes (Nave), na Tijuca. Durante a palestra, Moody apresentou o método de ensino da sua escola.

– É extremamente importante esta troca para podermos compreender a cultura do país, os seus desafios e semelhanças. Quanto mais cedo entramos em contato com outra língua, outra cultura, mais rápido conseguimos aprender – afirmou o diretor.

A World Language Academy aposta na educação bilíngue. Além do inglês, os alunos de 5 a 14 anos também aprendem espanhol. Aulas de culinária, dança, arte e música estão no currículo. Em sete anos, a instituição passou de 400 para quase mil alunos.

Foco na troca de experiências

Realizado há 15 anos, o programa Brasil-Estados Unidos faz parte do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, promovido pelo Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação), junto com a embaixada americana. A Secretaria de Educação apoia a iniciativa no estado. O objetivo do projeto é promover a troca de experiências pedagógicas entre os diretores, que podem ser aplicadas em escolas do Brasil e dos Estados Unidos.

– O projeto é dividido em duas etapas: uma é o prêmio em si, em que as escolas se inscrevem e elaboram um plano de gestão, que é analisado por uma comissão. A segunda é este intercâmbio, quando o diretor da escola vencedora no Brasil e o da escola de destaque de cada estado seguem para os Estados Unidos. Por outro lado, o diretor americano vem para o Brasil – explicou a superintendente de Gestão das Regionais Pedagógicas da Secretaria de Educação, Maria Minerva Valle.

(*) Com informações da ASCOM/RJ e Foto: Salvador Scofano

Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Quentinhas Dino Santos em Itaperuna

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social







Comments are Closed