Intercâmbio Brasil-Estados Unidos incentiva diálogo entre unidades educacionais
|
|
O programa Brasil-Estados Unidos, que promove o intercâmbio de diretores de escolas estaduais com instituições norte-americanas, é responsável este ano pela troca de experiências entre o Colégio Estadual Waldemiro Pita, em Cambuci, na Região Norte, e a World Language Academy, localizada no estado americano da Geórgia. A diretora da escola fluminense, que já esteve nos Estados Unidos, recebe este mês a visita do representante da WLA, David Walter Moody, que está no Estado do Rio para conhecer a escola de Cambuci, além de outras unidades educacionais do Estado.
Nesta terça-feira (12/8), o diretor participou de um seminário com gestores escolares, na Escola Estadual José Leite Lopes (Nave), na Tijuca. Durante a palestra, Moody apresentou o método de ensino da sua escola.
– É extremamente importante esta troca para podermos compreender a cultura do país, os seus desafios e semelhanças. Quanto mais cedo entramos em contato com outra língua, outra cultura, mais rápido conseguimos aprender – afirmou o diretor.
A World Language Academy aposta na educação bilíngue. Além do inglês, os alunos de 5 a 14 anos também aprendem espanhol. Aulas de culinária, dança, arte e música estão no currículo. Em sete anos, a instituição passou de 400 para quase mil alunos.
Foco na troca de experiências
Realizado há 15 anos, o programa Brasil-Estados Unidos faz parte do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, promovido pelo Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação), junto com a embaixada americana. A Secretaria de Educação apoia a iniciativa no estado. O objetivo do projeto é promover a troca de experiências pedagógicas entre os diretores, que podem ser aplicadas em escolas do Brasil e dos Estados Unidos.
– O projeto é dividido em duas etapas: uma é o prêmio em si, em que as escolas se inscrevem e elaboram um plano de gestão, que é analisado por uma comissão. A segunda é este intercâmbio, quando o diretor da escola vencedora no Brasil e o da escola de destaque de cada estado seguem para os Estados Unidos. Por outro lado, o diretor americano vem para o Brasil – explicou a superintendente de Gestão das Regionais Pedagógicas da Secretaria de Educação, Maria Minerva Valle.
(*) Com informações da ASCOM/RJ e Foto: Salvador Scofano
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed