Main Menu

Abelhas capturadas em Itaperuna serão destinadas a produtores rurais

 
 

Abelha

As abelhas capturadas no município de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, serão destinadas a produtores rurais. Uma parceria formada entre Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal do Ambiente, 21º GBM (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro), Colégio Agrícola, Emater-Rio e agricultores familiares, possibilitou a criação de um curso – iniciado nesta quarta-feira (20/08) – que vai qualificar uma equipe na captura de abelhas.

Dentre os objetivos do curso está o treinamento com oficiais do Corpo de Bombeiros, para que os soldados possam capturar as abelhas de maneira adequada, entregando a colmeia completa aos produtores rurais. Além de atender à população, com o intuito de retirar os enxames de residências ou locais públicos; e preparar os agricultores do município para esse tipo de atividade, aumentando a renda com a venda do produto, bem como a utilização para consumo próprio.

O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, destacou a importância da parceria para que o curso viesse a acontecer e, disponibilizou técnicos das secretarias de Agricultura e Ambiente, para a realização do trabalho. O prefeito ainda destacou o trabalho dos secretários Luiz Alberto Azevedo (Agricultura) e Alair Ignácio (Ambiente).

Abelha 2

“O que estiver ao nosso alcance para oferecer melhores oportunidades ao nosso produtor rural, certamente será feito. Esse trabalho é mais uma alternativa de o agricultor familiar melhorar a sua renda”, completa Alfredão.

Durante o curso a equipe irá estudar diversos tópicos, dentre eles, práticas agrícolas, colmeia, equipamentos de proteção, manejo das colmeias, coleta e transporte dos favos, programa de limpeza e outros.

O secretário Luiz Alberto ressaltou a preocupação dos apicultores. “Os apicultores tem se preocupado com alimento seguro, um alimento que não representa risco à saúde das pessoas. O alimento precisa ser produzido e conservado com precaução e controle, para evitar risco de contaminação. A abelha não faz mal, faz mel”, brinca o secretário. O secretário ainda falou sobre a importância da polinização para aumentar a produtividade e qualidade da fruticultura.

Outras informações sobre o curso podem ser obtidas na Secretaria de Agricultura, BR 356, km 2, no antigo Mercado do Produtor ou através do telefone (22) 3824-6373.

(*) Com informações do Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna – Fotos: Marcelo Nunes

Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social







Comments are Closed