Main Menu

Mais de 105 mil candidatos realizam provas para o concurso da PM em todo o estado

 
 

31/08/2014 - Concurso para praças da PM

As provas objetivas do concurso para soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro foram realizadas neste domingo (31/08) em diversas cidades do estado. A seleção para 6 mil vagas – sendo 5,4 mil para homens e 600 para mulheres – vai ampliar o efetivo, que atualmente conta com aproximadamente 49 mil policiais. Esse foi o concurso com maior número de inscritos na história da PM. No total, foram 105.458 candidatos, sendo 83.892 homens e 21.566 mulheres.

– Acredito que a grande procura pela seleção esteja relacionada ao reajuste salarial recebido no último ano. O salário ainda pode aumentar com as gratificações e se o policial fizer curso de qualificação ou trabalhar em uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Esses 6 mil soldados selecionados vão ajudar a reduzir ainda mais a criminalidade no estado – explicou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luiz Castro Menezes.

A prova contou com questões de Língua Portuguesa, Sociologia, Geografia, História, Legislação de Trânsito, Informática e Direitos Humanos, além de redação. Além da capital, os exames foram aplicados nos municípios de Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Teresópolis e Volta Redonda.

31/08/2014 - Concurso para praças da PM. Tiago Marinho Berto, 28

Nesta segunda-feira (01/09), os candidatos poderão conferir o gabarito oficial preliminar no site da organizadora do concursowww.exatuspr.com.br. O resultado provisório da prova objetiva está previsto para ser divulgado no dia 30 de setembro. Em seguida, os aprovados serão convocados para a segunda fase, composta por exames psicológico e antropométrico. O concurso também prevê testes físico, toxicológico e médico, além da pesquisa social e documental.

Para o eletricista Tiago Humberto, de 29 anos, a estabilidade do cargo e o salário foram os atrativos para participar da seleção e concorrer a uma das 6 mil vagas.

– Hoje, a Polícia Militar passa por um momento de valorização dos policiais, com melhores remunerações e também com uma nova forma de trabalho. Isso me atraiu. Estudei muito. Se for aprovado na prova objetiva, estarei preparado para passar pelas outras etapas – disse Tiago.

31/08/2014 - Concurso para praças da PM. Thuani Fernandes, 22

A estudante Tuane Fernandes, de 22 anos, também viu na corporação a chance de ter um emprego estável e com boa remuneração.

– Vejo que há possibilidades de crescer na carreira e isso também é um motivador – afirmou a aluna de Administração.

Polícia de proximidade

Os aprovados na seleção iniciarão o curso de formação em fevereiro do ano que vem no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap), em Sulacap, na Zona Oeste do Rio. De acordo com o comandante do Cefap, tenente-coronel Rogério Figueiredo, a parte teórica do curso está voltada para a área Humana, com aulas que incluem Direitos Humanos e conceitos de polícia de proximidade.

– O objetivo é promover a aproximação entre os policiais e cidadãos, e reduzir a criminalidade a partir da ação policial qualificada – explicou o comandante.

Segundo o comandante do Cefap, a grade curricular do curso passou por sua segunda reformulação. O novo currículo é elaborado por competências, levando em consideração conhecimentos, habilidades e atitudes dos profissionais e dos policiais.

– É cada vez maior a aprovação de soldados com Nível Superior e engajados com projetos sociais. Por conta disso, temos que incentivar que esses conhecimentos e habilidades sejam usados durante suas atividades policiais. Soldados que tenham esse perfil podem unir suas experiências de vida e currículos para contribuir com o novo momento da Polícia Militar do Rio – disse o tenente-coronel Rogério Figueiredo.

Além das aulas teóricas, durante os sete meses de formação, os policiais militares terão aulas práticas de tiro, abordagem e sobrevivência.

(*) Com informações da ASCOM/RJ

Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social







Comments are Closed