“Como atender a fiscalização do trabalho” é tema de curso na FIRJAN Noroeste
|
|
A Representação Regional FIRJAN/CIRJ Noroeste Fluminense, em Itaperuna, sediou na terça-feira (02/09), o curso “Como atender a fiscalização do trabalho”. Empresários, representantes de indústrias da região e contadores participaram das atividades.
A iniciativa é do Sistema FIRJAN e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no âmbito do Programa de Desenvolvimento Associativo, que visa desenvolver e aprimorar as habilidades e competências dos sindicatos e empresas, aumentando a profissionalização e a melhor gestão de negócios.
O curso, estruturado na metodologia de palestras e dinâmicas, teve como objetivo apresentar e discutir boas práticas no atendimento a fiscalização do trabalho, de acordo com as normas que regem os órgãos fiscalizadores, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Ministério Público do Trabalho (MPT).
As atividades foram conduzidas pelo consultor da CNI, Marcelo Carvalho. Segundo ele, é importante que as empresas não tenham temor de receber a fiscalização do trabalho: “Existem direitos e obrigações. Às vezes, acontece de a empresa estar com tudo certo em relação às normas, mas a falta de informação pode ocasionar em algum prejuízo, até mesmo uma autuação”.
O consultor disse ainda que entre 2010 e 2012 houve um aumento de 6% no número de postos de trabalho no país, enquanto, no mesmo período, registros de acidentes de trabalho tiveram queda de 1%. “Com mais empregos, o número de acidentes tenderia a crescer, mas não foi o que ocorreu”, completa.
Em contrapartida, Marcelo Carvalho ressaltou que o governo vem aumentando a complexidade das normas, tornando um empecilho para a adaptação das empresas. Entre os exemplos, citou a NR-12 (Norma Regulamentadora 12), que exige diversas adequações em máquinas e equipamentos. “Em 2010, ela era composta de 40 itens. A partir da alteração, naquele ano, passou para 340, sem distinção de informações adequadas”, concluiu.
(*) Com informações do Sistema Firjan – Assessoria de Imprensa Itaperuna
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed