Na estreia de Dorival Júnior, Palmeiras empata com o Atlético-PR fora de casa
|
|
Com o time modificado e disciplinado defensivamente, o Verdão saiu atrás no marcador, mas jogou melhor e conseguiu arrancar o empate diante do Atlético-PR, em 1 a 1, dentro da Arena da Baixada, em Curitiba-PR. O duelo marcou a estreia do técnico Dorival Júnior.
Postado na formação 4-2-3-1, a equipe palestrina atuou de maneira muito segura na parte defensiva do campo. Apesar de sofrer o tento do adversário num dos poucos ataques atleticanos, o Palmeiras foi impetuoso e não desistiu da busca pelo gol.
A linha de três no setor ofensivo, proposta por Dorival, era formada por Leandro, Diogo e Juninho, com o atacante Henrique jogando de forma isolada. Com isto, os golpes palestrinos eram mais perigosos e em maior número: graças ao pênalti sofrido por Diogo na segunda etapa, Henrique igualou o marcador e chegou ao seu oitavo gol no Brasileirão.
No entanto, o Verdão jogou com um a menos desde os 17 minutos da segunda etapa com a expulsão de Josimar. Ainda assim, já na metade final da partida, Marcelo Oliveira sofreu infração dentro da grande área atleticana, mas o juiz Leandro Vuaden nada marcou.
Dorival, então, colocou o volante Eguren no lugar de Leandro e reforçou a parte defensiva alviverde, que ainda contava com o volante Renato improvisado de lateral-direito. Mesmo com todo o apoio da massa atleticana, o Verdão se saiu bem e garantiu importante resultado fora de casa.
O próximo compromisso alviverde será nesta quarta-feira (10), às 19h30, contra o Criciúma, no estádio do Pacaembu, em confronto válido pela 20ª rodada do Brasileirão – a primeira do returno.
O jogo
Após ser penalizado com partidas de portões fechados, o Atlético-PR contou com força total da sua torcida para pressionar o Verdão no início de partida. No entanto, o primeiro chute a gol do jogo veio logo aos 2 minutos: após boa trama pela esquerda, Juninho cruzou na área para a espalmada de Weverton. No rebote, Leandro fintou o zagueiro e finalizou em cima do arqueiro paranaense.
Também no início do certame, logo após a boa trama do ataque alviverde, o zagueiro Wellington sentiu lesão na perna e foi substituído por Victorino.
Mesmo jogando fechado e fora de casa, o Palmeiras não se intimidou com o adversário e buscou o ataque pelas pontas. Aos 7 minutos, em cobrança de escanteio de Leandro pela direita, Marcelo Oliveira desviou na pequena área e Weverton fez ótima defesa, evitando o gol palmeirense.
Quando tinha a posse de bola, o Verdão, além de anular os ataques atleticanos, aproveitava bem os espaços deixados em campo e criava mais. Numa destas tramas, aos 27 minutos, Leandro recebeu em profundidade e, na dividida, tocou por cima do goleiro Weverton, na trave. Na sobra, a zaga atleticana afastou o perigo.
A resposta atleticana veio dois minutos depois: após jogada pela esquerda e bate-rebate na área, a bola sobrou para Dellatorre abrir o placar (Atlético-PR 1×0 Palmeiras).
Após sofrer o gol, o Verdão não se abateu e continuou melhor no certame: aos 33, após bom passe de Juninho em profundidade, Henrique soltou a bomba para outra defesa salvadora de Weverton. Cinco minutos depois, após nova cobrança de bola parada dentro da área atleticana, Tobio subiu sozinho e cabeceou perigosamente à meta atleticana.
Sem maiores novidades ao fim da primeira etapa, o Verdão voltou alterado para a segunda parte do jogo: Josimar entrou no lugar de Weldinho. Com o mesmo ímpeto do início de jogo para a segunda etapa, a equipe palestrina chegou ao empate: após boa jogada, o atacante Diogo foi derrubado por Marcelo dentro da área. Na cobrança, Henrique cobrou rasteiro, no cantinho, sem chances de defesa para o goleiro Weverton (Atlético-PR 1×1 Palmeiras).
A maior posse de bola alviverde na partida mostrava a superioridade da equipe na elaboração de jogadas. O esquema formado por Dorival Júnior deu maior consistência aos defensores, que fechavam o miolo de zaga e anulavam as tentativas atleticanas. No entanto, 17 minutos após sua entrada, Josimar atingiu duramente o lateral Natanael e foi expulso, deixando o Verdão com um a menos em campo.
Mesmo com a inferioridade numérica, o Palmeiras continuava a levar perigo nos contra-ataques pelas pontas. Numa delas, aos 28 minutos, após boa jogada, Marcelo Oliveira sofreu falta dentro da área, mas o árbitro nada marcou.
Dois minutos após o lance duvidoso, Dorival Júnior promoveu a última alteração para o lado alviverde: sacou Leandro para dar lugar ao uruguaio Eguren e improvisando o volante Renato na lateral direita.
O Palmeiras suportou bem a pressão atleticana com as alterações defensivas promovidas por Dorival Júnior. Quando chegava ao ataque, assustava: aos 41 minutos, após arrancada pela esquerda, Juninho cruzou na cabeça de Henrique, que mandou para fora.
Com os quatro minutos acrescidos pelo árbitro Leandro Vuaden, o Atlético veio para cima do Palmeiras e buscava o gol com bolas alçadas na área. No entanto, a disposição defensiva do Verdão era nítida nas encaixadas de bola do goleiro Fábio e no alto número de desarmes por parte dos defensores, segurando o empate fora de casa.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR 1 X 1 PALMEIRAS
Local: Arena da Baixada, Curitiba (PR)
Data: 7 de setembro de 2014, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden – RS (FIFA)
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Jose Javel Silveira – RS
Gols: Dellatorre, 29’/1ºT (1-0); Henrique, 7’/2ºT (1-1)
Cartões amarelos: Cleberson, Dellatorre (Atlético-PR)
Cartão vermelho: Josimar (Palmeiras)
ATLÉTICO-PR: Wéverton, Mário Sérgio, Cleberson, Dráusio (Willian Rocha) e Natanael; Deivid, João Paulo (Paulinho Dias), Nathan (Bady) e Marcos Guilherme; Marcelo e Dellatorre – Técnico: Claudinei Oliveira
PALMEIRAS: Fábio; Weldinho (Josimar), Wellington (Victorino), Tobio e Victor Luís; Marcelo Oliveira, Renato, Juninho; Leandro (Eguren), Diogo e Henrique – Técnico: Dorival Júnior
(*) Com informações da SEP
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Clique Aqui e saiba mais sobre a Copa 2014
Clique Aqui e saiba mais sobre a Fórmula 1
Clique Aqui e saiba mais sobre a Libertadores
Clique Aqui e saiba mais de Esportes
Clique Aqui e saiba mais sobre o Campeonato Carioca
Clique Aqui e saiba mais sobre o Campeonato Paulista
Clique Aqui e saiba mais do UFC
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed