Prefeitura de Itaperuna e ITERJ desenvolvem ações de regularização fundiária
|
|
A Prefeitura de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, em parceria com o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ) – que através de cooperação técnica – estão desenvolvendo ações conjuntas e harmônicas de regularização fundiária de interesse social no município de Itaperuna.
O ITERJ tem como objetivo fornecer conhecimento técnico-jurídico, logístico e estrutural para que o município possa dar continuidade ao programa institucional de regularização fundiária em inúmeras comunidades, o que viabilizará a interiorização da Regularização Fundiária de Interesse Social.
Celso Nunes, secretário Municipal de Gabinete, elogiou o trabalho dos técnicos do ITERJ e da Prefeitura, e falou a respeito das ações.
– Nós estamos providenciando o título de posse das famílias do distrito de Nossa Senhora da Penha, os assentados de Aré e Palanquinho, Capelinha, Capelinha 2, Loteamento São Manoel e Favelinha do Surubi. Vamos regularizar esses terrenos e dar o documento definitivo a essas áreas de interesse social do município. As demais áreas ficarão para um segundo momento, mas, também serão agraciadas com este convênio – explica o secretário.
Dentre as atribuições do município, estão as de estabelecer relações institucionais com os diversos agentes políticos (Ministério Público, Defensoria Pública, Judiciário, Procuradoria Setorial do Estado e afins), com o intuito de convergir esforços para efetivar o processo de regularização fundiária. Encaminhar à Câmara Municipal expediente próprio para fins de declarar as áreas – objeto de regularização fundiária – como de Especial Interesse Social; além de outras atribuições.
Já o ITERJ irá mobilizar e coordenar as atividades dos órgãos estaduais eventualmente envolvidos nas atribuições a serem prestadas pelo município, zelando pelos prazos e comunicações entre os mesmos. Cabe também ao ITERJ coordenar o apoio técnico de todas as atividades relacionadas à elaboração e condução dos trabalhos; dentre outras atribuições.
(*) Com informações do Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna – Foto: Marcelo Nunes
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed