Main Menu

Lewis Hamilton faz a pole position com dobradinha da Mercedes em Cingapura; Felipe Massa larga em sexto

 
 

Lewis Hamilton

A Mercedes mais uma vez brilhou e desta vez foi em Cingapura onde fez dobradinha na primeira fila para a largada deste domingo (21/09) no GP de Fórmula 1. E o responsável neste sábado (20) foi Lewis Hamilton, que cravou a sexta pole de 2014 com o tempo voador de 1min45s681. Nico Rosberg vai dividir a primeira fila com o colega e principal rival pelo título.

Como sempre acontece, o Q1 começou com todo mundo indo logo à pista para as primeiras voltas de instalação. A curiosidade desta vez foi a presença do líder do campeonato, Nico Rosberg, logo entre os primeiros no pit-lane. O calor e a umidade também se fizeram presentes na noite de Cingapura neste sábado (20). A temperatura do ar batia em 27ºC, sendo que na pista os termômetros registravam 33ºC. A umidade girava em torna de 85%.

Neste primeiro momento, todos os 22 pilotos optaram por usar os pneus macios, os de risca amarela. E a folha de tempos viu um Nico Hülkenberg com o primeiro tempo, em 1min49s776, mas foi logo superado por Jean-Éric Vergne, com 1min49s376. Sergio Pérez e Daniil Kvyat completavam os cinco da tabela provisória.

E não demorou para a lista crescer. Valtteri Bottas surgiu à frente com 1min48s743, mas Kimi Raikkonen o tirou da liderança logo em seguida. Mas a posição do finlandês foi logo tomada pelo companheiro de Ferrari, Fernando Alonso. Rosberg aparecia apenas em quarto, depois de um erro na curva 8.

Pacote GRANDE PRÊMIO para o GP de Abu Dhabi de F1:
Consulte já as condições especiais para ver a decisão do campeonatoPacote GP de Abu Dhabi

E nova mudança na ponta. Lewis Hamilton cravou 1min47s847. Logo em seguida, uma pequena surpresa. Enquanto os ponteiros ainda estavam andando com os macios, Lotus, Sauber, Caterham e Marussia já mandavam os pilotos com os supermacios. Assim, Esteban Gutiérrez registrou a excelente marca de 1min47s970. O tempo colocou o mexicano em segundo. A Red Bull seguiu as nanicas e também mandou Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo com os compostos vermelhos.

Neste momento, a ordem dos dez primeiros era: Hamilton, Gutiérrez, Alonso, Räikkönen, Bottas, Rosberg, Romain Grosjean, Felipe Massa, Adrian Sutil e Pastor Maldonado.

Na sequência, todo mundo trocou para os pneus supermacios. Por isso, a tabela acompanhou uma frenética alteração de posições, começando com o melhor tempo de Nico Hülkenberg, em 1min47s370, que superara Ricciardo.

Depois Button veio para a ponta, aí Hamilton e, finalmente, as duas Ferrari, com Räikkönen à frente de Alonso. O finlandês conquistou a posição de destaque com a marca de 1min46s685, a melhor do fim de semana até o momento. O espanhol vinha apenas 0s2 atrás do colega de equipe.

O inglês da Mercedes foi o outro a entrar na casa de 1min46s921. Button se colocou em quarto, à frente de Valtteri Bottas, Rosberg, Hülk, Vergne, Vettel e Ricciardo. Brigando um pouco mais, Massa ainda assegurou um 11º na parte final do Q1. A fase inicial da classificação ainda viu a eliminação de Sutil, Maldonado, Jules Bianchi, Kamui Kobayashi, Max Chilton e Marcus Ericsson.

A segunda parte da classificação começou com Sergio Pérez puxando o pelotão, à frente de Nico Rosberg, Kimi Raikkonen, Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Jenson Button. Todos devidamente calçados com os supermaios.

Assim, aproveitando a pista limpa, o mexicano da Force India cravou 1min47s597 e se colocou em primeiro, mas Räikkönen estava um tanto endiabrado e logo o tirou da ponta, já virando um temporal: 1min46s359. E, mostrando que a Ferrari não está mesmo para brincadeira, Alonso superou o colega na sequência, com 1min46s328.

A dobradinha ferrarista, entretanto, durou pouco. Hamilton foi capaz de andar ainda mais veloz para virar 1min46s287. A diferença entre os três primeiros era de apenas 0s072. Ricciardo também colocou a Red Bull em destaque, registrando o quarto tempo em 1min46s493. Rosberg, Vettel, Magnussen, Kvyat, Vergne e Button fechavam o top-10, restando cinco minutos para o fim do Q2.

A Williams, por outro lado, vivia uma sessão complicada nessa fase intermediária. Massa vinha apenas em 12º, uma posição melhor que o colega Bottas.

Depois de um início intenso, os minutos finais do Q2 foram mais mornos, ao menos para os ponteiros. Os quatro primeiros sequer retornam à pista. Ricciardo acabou vendo Massa o superou no minuto final. O brasileiro saiu com os supermacios e atingiu 1min46s472, assegurando o quarto posto e uma chance no Q3. Rosberg também tentou uma vez mais, assim como os dois pilotos da McLaren e da Toro Rosso.

E quem melhor se saiu nessas voltas derradeiras foi mesmo o líder do campeonato. Nico veio muito forte e cravou 1min45s825 – agora novo melhor tempo do fim de semana. O alemão pulou para primeiro, garantiu uma posição sólida para a disputa da pole.

Hamilton, Alonso, Räikkönen, Massa, Ricciardo, Vettel, Bottas, Magnussen e Kvyat também se garantiram na fase final. Button ficou de fora por apenas 0s017 e larga de 11º neste domingo. Vergne, Hülkenberg, Gutiérrez, Pérez e Grosjean foram os outros eliminados. “Maldito motor, maldito motor”, gritou no rádio — mas isso pode falar, não viola as regras, ainda.

(*) Com informações do MSN

Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social







Comments are Closed