Secretaria de Educação de Itaperuna apoia projeto do Ministério Público do Trabalho na Escola
|
|
A Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, está “de mãos dadas contra o trabalho infantil”. Esse slogan, adotado pelo Ministério Público do Trabalho, faz parte do projeto MPT na Escola, que consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates, nas escolas de ensino fundamental, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente.
De acordo com Maria Aparecida Vargas, secretária Municipal de Educação, todas as escolas da Rede Municipal de Ensino trabalharam com o tema e, durante esta semana, apresentaram a culminância do projeto.
– Estamos tendo programação em todas as escolas, inclusive nos distritos. A programação está bastante diversificada. Temos palestras com diferentes profissionais e, até mesmo, caminhada pela Avenida Cardoso Moreira, com o intuito de chamar a atenção da população sobre o tema – ressalta a secretária.
Dentre os objetivos do projeto MPT na Escola, está a conscientização sobre os malefícios e mitos do trabalho infantil. Além de romper barreiras culturais de permissibilidade do trabalho infantil; capacitar e sensibilizar sobre os direitos da criança; e divulgar o Estatuto da Criança e do Adolescente.
O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, destacou as ações voltadas ao debate sobre a temática, que ocorreram nas escolas.
– Os debates que aconteceram nas escolas foram importantes e devem fazer parte do nosso dia a dia. Os temas sobre os direitos da criança e do adolescente, especialmente a redução do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente merecem toda a nossa atenção – diz Alfredão.
Ainda é necessário intensificar o processo de conscientização da sociedade, com o intuito de reduzir o trabalho infantil e proteger o trabalhador adolescente, rompendo barreiras culturais que dificultam a efetivação de seus direitos.
Além disso é importante fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos, com vistas à ampliação das políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente.
(*) Com informações do Decom – Prefeitura de Itaperuna e do portal.mpt.gov.br – Foto: Marcelo Nunes
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed