Consórcio das universidades públicas do Rio abre inscrições para o Vestibular Cederj
|
|
A Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) lançou nesta segunda-feira (29/9), no auditório da Cedae, o Edital do Vestibular Consórcio Cederj 2015, com 7.169 vagas para o primeiro semestre de 2015. Na oportunidade, também foi anunciado o novo curso de graduação em Engenharia de Produção, na modalidade semipresencial. Oferecido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), o 15º curso do Cederj estará disponível nos polos de Resende, Piraí, Itaperuna, Angra dos Reis, Macaé e São Gonçalo, com oferta inicial de 300 vagas por semestre.
– A inclusão do curso de Engenharia de Produção na grade do Cederj vem ao encontro dos anseios do mercado. A carreira de Engenharia está extremamente valorizada no Rio de Janeiro, figurando no topo do ponto de vista salarial. Já somos o segundo polo automotivo e siderúrgico do país. Essa é uma grande oportunidade, principalmente para o jovem que mora no interior e não tem acesso às grandes universidades. Para os próximos anos, a previsão do Estado é incluir os cursos de Engenharia Civil e de Alimentos – disse o secretário de Ciência e Tecnologia, Tande Vieira.
As inscrições para o vestibular ficam abertas até 30 de outubro e devem ser feitas pelo site www.cederj.edu.br. O valor da taxa é de R$ 65. Durante o cadastro, é necessário escolher o polo de ensino e o curso. A prova acontece no dia 22 de novembro, e os aprovados iniciarão a graduação no primeiro semestre letivo do ano que vem.
– Com a metodologia a distância, ampliamos de forma significativa o acesso da população à formação superior em Engenharia no nosso estado. O curso de Engenharia de Produção tem um amplo leque de atuação profissional e é uma graduação bastante valorizada no mercado de trabalho – explicou o presidente da Fundação Cecierj, Carlos Bielschowsky.
Além de Engenharia de Produção, os interessados poderão se inscrever nos cursos a distância de Administração; Administração Pública; Ciências Biológicas; Física; Geografia; História; Letras Português/Literatura; Matemática; Pedagogia; Química; e Turismo. Também há oportunidades para as áreas de Tecnologia em Gestão de Turismo; Segurança Pública; e Sistemas de Computação.
Para o curso de Tecnologia em Segurança Pública, só podem concorrer profissionais da ativa, sendo 80% das vagas destinadas a policiais civis e militares do Estado do Rio de Janeiro e os demais 20% a profissionais como guardas municipais, agentes penitenciários, bombeiros, policiais rodoviários federais, policiais federais, membros das Forças Armadas, agentes portuários e policiais civis e militares de outros estados.
Material didático gratuito
Por meio do modelo semipresencial de ensino, o Cederj proporciona ao aluno um ambiente virtual de aprendizagem e acesso aos tutores para apoio direto ao conteúdo das matérias. Os estudantes são incentivados a participar das atividades propostas e assistidos na metodologia de educação a distância. Além disso, o aluno recebe gratuitamente todo material didático do curso. As avaliações presenciais acontecem em datas e horários pré-determinados.
O Consórcio Cederj conta com mais de 40 mil alunos matriculados nos cursos de graduação a distância. São disponibilizados 32 polos regionais: Angra dos Reis; Barra do Piraí; Belford Roxo; Bom Jesus do Itabapoana; Campo Grande; Cantagalo; Duque de Caxias; Itaguaí; Itaocara; Itaperuna; Macaé; Magé; Miguel Pereira; Natividade; Niterói; Nova Friburgo; Nova Iguaçu; Paracambi; Petrópolis; Piraí; Resende; Rio Bonito; Rio das Flores; Rocinha; Santa Maria Madalena; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana; São Gonçalo; São Pedro da Aldeia; Saquarema; Três Rios; e Volta Redonda.
(*) Com informações da ASCOM/RJ – Foto: Salvador Scofano
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed