São Paulo derrota o Huachipato-CHI e larga na frente na disputa da Sul-Americana
|
|
Foi suado, na base da raça e determinação, mas o São Paulo conseguiu a vitória! Na noite desta terça-feira (30/09), no Morumbi, com apenas dez homens em campo desde o primeiro tempo após a expulsão de Luis Fabiano, o Tricolor Paulista venceu o Huachipato-CHI por 1 a 0 e largou na frente na busca por uma vaga das quartas de final da Copa Sul-Americana de 2014.
O gol solitário da partida válida pelas oitavas de final e que resgatou o espírito guerreiro do time são-paulino, foi marcado pelo polivalente Michel Bastos. O tento do camisa 7, aliás, merece um capítulo a parte. Inspirado, o jogador acertou um lindo chute de fora da área após grande jogada individual, e garantiu a importante vantagem aos brasileiros.
De quebra, no confronto que também contou mais uma vez com inúmeras defesas difíceis do goleiro Rogério Ceni, o Tricolor retomou o caminho dos triunfos após quatro jogos consecutivos de jejum na temporada. Com o resultado, a equipe ganhou o direito de atuar pelo empate na volta, agendada para o dia 15 de outubro, para seguir adiante na competição internacional.
O técnico Muricy Ramalho, que se recupera de uma arritmia cardíaca sofrida na última semana, não pôde dirigir a equipe mais uma vez. Assim, novamente o interino Milton Cruz foi o responsável por conduzir o guerreiro time são-paulino, que chegou até aqui após eliminar o Criciúma na fase nacional do torneio.
Os meias Paulo Henrique Ganso e Kaká foram preservados pela comissão técnica e não encararam os chilenos. Já o atacante Alan Kardec, figura constante nos últimos jogos, foi poupado e ficou no banco de reservas. Dessa forma, o Tricolor começou a partida com Rogério Ceni; Auro, Paulo Miranda, Edson Silva e Alvaro Pereira; Denilson, Souza e Michel Bastos; Osvaldo, Luis Fabiano e Alexandre Pato.
Antes mesmo de a bola rolar na capital paulista, Milton Cruz justificou as necessárias alterações. “Vamos preservar o Kardec. Ele vinha jogando várias partidas, com um desgaste muito grande. Optamos por usar o Osvaldo. Por isso, vamos descansar o Kardec para ele estar 100% contra o Grêmio (pelo Brasileiro, no final de semana)”, revelou o interino.
Após o apito inicial, o jogo começou muito disputado, mas sem lances de perigo. Pato aberto pela direita, Osvaldo pela esquerda e Luis Fabiano centralizado tentavam abrir espaços na defesa adversária, porém, enfrentavam dificuldades. O Huachipato não foi ao Morumbi com a proposta de se defender apenas e, assim, tentava jogar, marcar por pressão e anular o time brasileiro.
Com muitas dificuldades para furar a marcação chilena, a saída foi apostar nas saídas em velocidade de Osvaldo e na habilidade de Michel Bastos. Com toques refinados, o camisa 7 conseguiu movimentar o meio de campo e acionar os atacantes.
Ainda assim, a melhor tentativa de furar o bloqueio rival foi em cobrança de falta, aos 24 minutos, com Rogério. No entanto, o goleiro Miguel Jiménez praticou grande defesa e impediu que as redes balançassem. Os visitantes também levavam certo perigo, mas paravam nas grandes intervenções do M1TO.
Aos 30 minutos, o jovem Auro deixou o gramado lesionado e deu lugar ao zagueiro Lucão. Com a mudança, o versátil Paulo Miranda foi para a lateral direita e assumiu o setor. Quando o duelo era equilibrado e com um cenário até mais favorável ao São Paulo, a arbitragem expulsou o centroavante Luis Fabiano aos 32 minutos e brecou a reação são-paulina antes do intervalo.
Na volta para a segunda, com apenas dez homens em campo, os anfitriões adotaram uma postura mais recuada e adotaram o contragolpe como arma para surpreender. Quando atacado, o Tricolor contava com as belas e difíceis defesas de Rogério, que se esticava todo para conter as investidas chilenas.
E se a equipe levava desvantagem numérica em campo, a alternativa foi apostar na individualidade. Em noite inspirada, Michel Bastos tratou de abrir o placar e garantir a festa da torcida. Aos 10 minutos, o camisa 7 fez boa jogada individual pela direita, cortou para o meio e soltou a bomba de perna esquerda. O goleiro Jiménez pulou, mas não alcançou a bola. Golaço!
Para administrar o importante resultado e tentar explorar os contra-ataques, Milton promoveu a entrada de Alan Kardec no lugar de Pato. Pouco depois, aos 18, o interino foi obrigado a mexer novamente. Desta vez, no entanto, por lesão: Lucão, que entrara no primeiro tempo na vaga de Auro, sentiu fortes dores musculares e deixou o gramado para a entrada de Hudson.
Com uma nova formação defensiva – Hudson na direita, Paulo Miranda e Edson Silva na zaga e Alvaro na esquerda -, o São Paulo soube neutralizar os ataques do Huachipato e ainda surpreendeu nas rápidas respostas. Denilson e Osvaldo passaram perto de anotar o segundo gol do encontro, mas a bola passou rente a trave. Daí em diante, para assegurarem a vitória, os donos esfriaram a partida e seguraram o suado triunfo: 1 a 0.
(*) Com informações do SPFC
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Clique Aqui e saiba mais sobre a Copa 2014
Clique Aqui e saiba mais sobre a Fórmula 1
Clique Aqui e saiba mais sobre a Libertadores
Clique Aqui e saiba mais de Esportes
Clique Aqui e saiba mais sobre o Campeonato Carioca
Clique Aqui e saiba mais sobre o Campeonato Paulista
Clique Aqui e saiba mais do UFC
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed