Itaperuna realiza o ‘Dia de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos’
|
|
Mais uma vez o município de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, realizou o “Dia de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos”. Assim como no ano passado, a ação foi um grande sucesso e recolheu aproximadamente 7 mil embalagens. A ação aconteceu na última quarta-feira (08/10) e teve como pontos de recolhimento a Escola São Caetano, Praça de Aré e Rabelo Fertilizantes.
Na oportunidade, a equipe do CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) realizou o cadastramento da população exposta a agrotóxicos. Um dos objetivos do CEREST é desenvolver ações de promoção, prevenção e controle da saúde da população exposta a agrotóxicos.
Segundo a enfermeira do Trabalho Patrícia Fróes, coordenadora do CEREST, a campanha foi muito importante, devido à limpeza realizada no campo, bem como a melhoria na qualidade de vida proporcionada ao trabalhador. “Aproveitamos a oportunidade para identificar e cadastrar parte da população exposta a agrotóxicos. O balanço da campanha foi bastante positivo, afinal, são cerca de 7 mil embalagens que deixaram de poluir o meio ambiente”, destaca.
CEREST: o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador é uma unidade regional especializada do SUS, que visa à melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores atendendo as questões de saúde por meio da prevenção, promoção e vigilância em saúde do trabalhador. O CEREST – Noroeste abrange 14 municípios, entre eles, Itaperuna, onde se localiza o polo regional. Os demais municípios são: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Laje do Muriaé, Natividade, Miracema, Porciúncula, São José de Ubá, Santo Antônio de Pádua e Varre-Sai. Outras informações sobre o CEREST podem ser obtidas através do e-mail cerestnoroeste@yahoo.com.br, ou pelo telefone (22) 3823-6409.
DEPOIMENTOS SOBRE A AÇÃO
Para Márcio Emílio Bernardino, arrendatário da Fazenda São Domingos o trabalho de orientação é muito importante.
“O trabalho de conscientização do uso do agrotóxico é muito importante, assim como a orientação sobre a lavagem das embalagens, em toda a fase de produção e também na etapa final da entrega das embalagens vazias”, disse Márcio.
Para Luiz Gustavo Marques, supervisor da EMATER a orientação é importante para a saúde do homem do campo.
“É importante que o homem do campo tenha toda assistência técnica na lavoura e saiba usar adequadamente o defensivo agrícola. Também é de fundamental importância essa orientação de como as embalagens precisam ser devolvidas”, enfatizou Luiz Gustavo.
Ana Lucia de Oliveira, engenheira Agrônoma do Núcleo de Defesa Agropecuária de Itaperuna falou sobre a campanha.
“A campanha de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos é uma iniciativa de suma importância para o município de Itaperuna. Além de contribuir para um meio ambiente limpo e portanto, saudável, é a etapa final do processo produtivo de alimento dentro do princípio de segurança alimentar, que é a produção de alimento seguros, sem contaminantes com a preservação ambiental”, disse Ana Lúcia.
Luiz Alberto Azevedo, secretário Municipal de Agricultura, informou sobre os trabalhos realizados.
“As embalagens foram encaminhadas para a central de recolhimentos de embalagens vazias de agrotóxicos, no município de Campos dos Goytacazes, para os procedimentos normais de eliminação”, destatou o secretário.
Para que fosse realizado o “Dia de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos” no município, a ação contou com a participação de diversas equipes, dentre elas: Secretaria Municipal de Agricultura de Itaperuna; EMATER-RIO/ESLOC Itaperuna; Defesa Sanitária Vegetal – Núcleo de Defesa Agropecuária de Itaperuna – SEAPEC/RJ; CEREST, ASSINF e Secretaria Municipal de Saúde.
(*) Com informações do Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna – Fotos: Secretaria Municipal de Agricultura
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2018/11/Sebrae-leva-cafés-especiais-do-Rio-à-Semana-Internacional-do-Café-02-400x200.jpg)
Sebrae leva cafés especiais do Rio à Semana Internacional do Café
Oito cafés produzidos no Noroeste Fluminense integraram a mostra. O Sebrae Rio montou um estandeRead More
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2018/07/Incentivo-aos-produtores-na-criação-de-tilápia-em-Itaperuna-Capa-400x200.jpg)
Secretaria de Agricultura de Itaperuna, com apoio da FIPERJ e EMATER-RIO, finaliza a construção da unidade demonstrativa de piscicultura no município
Objetivo do projeto é incentivar os produtores na criação de tilápia A Secretaria Municipal deRead More
Comments are Closed