Secretaria de Saúde realiza inúmeras ações de prevenção ao câncer de mama em Itaperuna
|
|
Em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, o rosa é a cor marcante durante todo o mês de outubro. As ações de prevenção ao câncer de mama, realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, destacaram-se em todo município. Dentre as inúmeras atividades, o projeto “A Saúde vai à feira” foi um enorme sucesso, bem como o I Passeio Ciclístico “Pedal do Outubro Rosa”.
Desde o início do mês, o Centro de Saúde Dr. Raul Travassos está de portas abertas para a realização do preventivo e o exame de mama. O funcionamento acontece de 8h às 16h (segunda a sexta). Nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), antigo Postinho, esses exames são realizados com agendamento prévio.
Este ano o tema da campanha de prevenção ao câncer de mama é: “Rosa é o tom da conscientização – Sua Vida é Preciosa!”. A culminância do evento aconteceu no dia 18, na feira livre, Av. Deputado Cory Pillar, Bairro Cidade Nova. No local, aconteceram orientações com profissionais especializados, além de consultas médicas e de enfermagem.
A iniciativa tem como público alvo as mulheres a partir de 40 anos que não fizeram mamografia nos últimos dois anos. A Secretaria Municipal de Saúde oferece especial atenção à detecção do câncer de mama, considerada a segunda causa de morte entre as mulheres brasileiras.
Quanto à prevenção para rastreamento precoce do câncer de mama, deve ser feita por todas as mulheres, de 25 a 59 anos, principalmente a mulher que nunca realizou ou fez mamografia há mais de um ano, mesmo que não tenha qualquer sintoma.
Durante o “Outubro Rosa”, a Secretaria Municipal de Saúde teve apoio do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM); Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde (NICES); Centro de Saúde Dr. Raul Travassos; PACS/ESF, com apoio de acadêmicos de Enfermagem da UNIG; Grupo Pedala Meninas de Itaperuna; e Eduardo Montes, com seus teclados, durante show na feira livre.
OBJETIVOS – Dentre os objetivos da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde visa caracterizar o perfil mastológico das mulheres atendidas pelo PAISM. Busca também esclarecer sobre a periodicidade dos exames, com o intuito de rastrear precocemente o câncer de mama. Já o êxito das ações de rastreamento depende dos seguintes pilares: informar e mobilizar a população e a sociedade civil organizada; alcançar a meta de cobertura da população-alvo; garantir acesso a diagnóstico e tratamento; garantir a qualidade das ações; e monitorar e gerenciar continuamente as ações.
(*) Com informações do NICES | Edição: Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna – Foto: NICES
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed